Alunos da rede municipal vão ao Projeto Tamar e recebem aula sobre preservação

Educação
04/06/2019 15h52

Segundo uma pesquisa internacional, liderada pela universidade australiana de Queensland, mais da metade das tartarugas marinhas do mundo já ingeriram plástico e outros detritos produzidos por humanos, sendo essa a principal causa de morte destes animais. Em Aracaju, uma parceria entre as secretarias municipais da Educação (Semed) e do Meio Ambiente (Sema) busca minimizar estas estatísticas educando as futuras gerações. Nesta terça-feira, 4, alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Alencar Cardoso aprenderam mais sobre o tema visitando o Projeto Tamar. A visita faz parte das atividades da Prefeitura de Aracaju em alusão à Semana do Meio Ambiente. 

Após a visita guiada com a Emef Núbia Marques, na última segunda-feira, 3, em que os alunos aprenderam mais sobre um dos biomas presente em abundância na cidade, o mangue, a terça-feira foi dia de aprender sobre outro importante ecossistema: o marinho. No total, 37 estudantes da Emef Alencar Cardoso, entre 6 e 9 anos, viram de perto espécies como a tartaruga-cabeçuda, que foi resgatada pelos biólogos do Projeto Tamar, após ser encontrada doente na praia, depois de ter ingerido lixo.

“A parceria entre a Sema e a Semed tem dando muito certo, não somente nesta semana do meio ambiente, mas ao longo dos anos em que é desenvolvida. Nós conscientizamos alunos e professores sobre as questões ambientais, tanto da Educação Infantil quanto do Ensino Fundamental. Além dessa visita ao oceanário da cidade, também mostramos para eles que Aracaju possui muitos espaços em que se misturam o urbano com o natural, como o Parque da Sementeira e o Parque Poxim, que são administrados pela Prefeitura de Aracaju, e que é preciso conviver de forma harmônica nos dois ambientes”, explica o analista ambiental da Seman, Luciano Santos. 

A visita ao Projeto Tamar fortaleceu todas as atividades realizadas pela Emef Alencar Cardoso durante a Semana do Meio Ambiente. Segundo a professora Marilene Júlia dos Santos, a escola desenvolveu diversos trabalhos de conscientização nas salas de aula. “Estamos trazendo para os alunos a importância de preservar tudo que é vivo. Estamos falando em nossas atividades sobre a reciclagem e que não devemos descartar o lixo de forma incorreta, o que tem tudo a ver com a mensagem passada aqui no Projeto Tamar. Muitas vezes, os alunos não entendem o porquê desse cuidado especial com as tartarugas e os outros animais marinhos e aqui eles podem, além de aprender, ver essas espécies de perto”. 

Essa foi a primeira vez que Emily Vitória dos Santos Lima, de 8 anos, viu tartarugas tão de perto. Ela conta que, durante esta semana, tem aprendido mais sobre o assunto, tanto na escola, quanto na visita ao Tamar. “A parte mais legal da visita foi poder ver as tartarugas de perto e saber que o lixo que a gente deixa na praia pode ser consumido por elas, então, a gente tem que jogar o lixo no lugar certo. Lá na escola, também já haviam ensinado isso pra gente, sobre a reciclagem, por isso, na minha escola, hoje, todos cuidamos do lixo e não desperdiçamos nada”, disse. 

Semana do Meio Ambiente

A Semana do Meio Ambiente ocorre em decorrência do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho. No Brasil, o evento ocorre desde 1981, aderindo à recomendação da Organização das Nações Unidas (ONU). Durante este período, a Semed e a Semed proporcionam para os alunos da rede municipal diversas atividades, cujo objetivo é a conscientização ambiental das futuras gerações. Entre as atividades estão as visitas guiadas, a Bolha Itinerante e o Cine Ambiental.