Centro Forte: Prefeitura e entidades empresariais juntas para o fortalecimento do comércio

Indústria, Comércio e Turismo
06/06/2019 08h12

Preocupada com o atual momento da economia brasileira, com severos reflexos nas economias de estados e municípios, a Prefeitura de Aracaju tem intensificado o diálogo e parcerias com entidades empresariais, no sentido de fortalecer o ambiente de negócios no município. Um dos apoios da gestão é ao projeto Núcleo Centro Forte, lançado por entidades empresariais na última segunda-feira, 3, que tem como objetivo desenvolver ações para atrair os consumidores para o centro histórico, com vistas a fomentar o comércio local. O projeto é uma iniciativa da Associação Comercial e Empresarial de Sergipe (Acese) em parceria com a Prefeitura de Aracaju, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Sergipe (Fecomércio), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Sergipe (Sebrae) e Câmara de Dirigentes Lojistas de Aracaju (CDL).

Para o secretário municipal da Indústria, Comércio e Turismo, Marlysson Magalhães, o centro histórico “tem tradição e força de um comércio organizado e diversificado”, e que apesar da concorrência com dois modernos shoppings na capital, consegue se distinguir perante o seu público consumidor. “O centro comercial tem o diferencial histórico de fundação da cidade, com belos prédios e um conjunto de mercados com quase tudo que o consumidor precisa, desde especiarias até microeletrônicos, uma área de intensa atividade econômica. Então, um dos nossos papéis, como poder público, é apoiar iniciativas de fomento a essa importante área da cidade e dialogar com seus representantes, por isso estamos em mais essa parceria com a Acese e demais entidades, nos somando ao projeto Núcleo Centro Forte”, destacou.  

Marlysson Magalhães ressalta que a Prefeitura de Aracaju, através de vários órgãos da administração, tem executado ações que se associam aos objetivos do Centro Forte, a exemplo de intervenções, como a recuperação de trechos de piso danificados nos calçadões, grelhas e bancos, permitindo mais conforto e segurança aos consumidores, limpeza, paisagismo e organização do espaço público, além das obras de infraestrutura viária nas principais vias da cidade. “A Emurb e a Emsurb, apenas destacando dois órgãos da prefeitura, têm realizado um trabalho de mérito reconhecido na manutenção da cidade e isso colabora como uma importante ação para o êxito do Centro Forte”, avalia o secretário.

Um dos projetos contidos no Planejamento Estratégico da gestão, o “Ocupação do Centro Histórico”, sob a coordenação da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), dialoga com o Centro Forte. Segundo o diretor de Desenvolvimento Industrial da Semict, Ricardo Mascarello, o projeto prevê o incentivo de atividades culturais e de entretenimento variadas com o objetivo de “atratividade” para o centro histórico, gerando difusão cultural e diversificação nos horários de ocupação do centro histórico.

Ricardo Mascarello acrescenta ainda que participou de reunião no ano passado com representantes da Acese, quando foi apresentado o projeto de revitalização do prédio sede da entidade, que passará a contar com um Centro de Atendimento ao Consumidor (Ceac), do Governo do Estado, galeria de arte, café e auditório aberto à sociedade para promoção de eventos, ajudando a fomentar atividades no centro histórico. “A partir dessa revitalização teremos a configuração de um corredor turístico e cultural conectando os prédios históricos dos mercados municipais, o edifício eclético da Acese e o Centro Cultural de Aracaju. Além de propiciar atividades de cultura, turismo e lazer, esse circuito irá proporcionar incentivo ao fomento comercial e de atratividade para o centro histórico, gerando público consumidor para o comércio”, concluiu.