Secretários escolares são capacitados para qualificar o serviço nas unidades de ensino

Educação
04/06/2019 17h52

A Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Educação (Semed), iniciou nesta terça, 4, o I Encontro de Formação de Secretários Escolares, cujo objetivo é proporcionar a reciclagem do conhecimento no sentido de que haja melhoria no protagonismo e para que esses profissionais esteja cada vez mais preparados para o desempenho de suas funções. O encontro, que está dividido em seis módulos, foi aberto no auditório da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Presidente Vargas e contou com a presença de cerca de 60 profissionais.

De acordo com a coordenadora de Gestão Educacional da Semed, Maria José Guimarães Vieira, a função de secretário escolar é primordial numa instituição de ensino. "A secretaria é a porta de entrada da escola. A comunidade, quando entra numa instituição de ensino, primeiro passa pela secretaria. Então, todo o contato com pais, professores, demais servidores, com os alunos ou mesmo com a própria equipe diretiva se dá por meio da Secretaria Escolar. Por isso, é necessário que haja toda uma organização e, principalmente, que estejamos investindo na qualificação desses profissionais", explicou.

Ainda de acordo com Maria José, o encontro não poderia ser iniciado de outra maneira a não ser com a palestra da professora e consultora organizacional e comercial na área da Educação, Sylvia Soares, que falou sobre o tema Relações Interpessoais e a Comunicação Humana". "Trazer essa temática para o contexto escolar significa qualificar esse profissional ainda mais, fazendo com que ele enfrente com tranquilidade os grandes desafios que se apresentam no cotidiano", pontuou a coordenadora.

Para a secretária da Educação, professora Maria Cecília Tavares Leite, um aspecto importante do encontro é que ele fortalece outra questão importante da rede. “Essa formação é muito relevante para o fortalecimento da gestão democrática nas nossas escolas, tendo em vista que o secretário escolar integra a equipe de gestão e tem uma responsabilidade muito grande em manter atualizada e na regularidade necessária toda a vida escolar. E para que a comunidade seja bem acolhida e recebida, se faz necessária a qualificação desse profissional tão fundamental para a escola, conforme previsto na Lei Complementar 166/2018, que é a Lei da Gestão Democrática”, acrescentou.

Palestrante

Para Sylvia Soares, a função de secretário educacional deve ser valorizada por ser fixada como o primeiro acesso às escolas municipais. Diante disso, a palestrante justificou o momento como de reflexão para cada um pudesse se trabalhar enquanto indivíduo na área da educação. "A gente acredita que uma relação interpessoal só funciona quando ela entende a relação intrapessoal. A ação de hoje foi de suma importância porque eles não são apenas técnicos, mas pessoas que se relacionam e precisam trabalhar essa comunicação, para torná-la mais limpa, fluida, que realmente possa transformá-los em agentes de transformação", ressaltou.

Por fim, Sylvia parabenizou a Semed que, em parceria com a Escola de Governo e Administração Pública (Esgap), através da sua Coordenação Psicossocial, proporcionou sua ida à abertura do encontro. "Eu valorizo os responsáveis pela realização do evento. O que a gente fez hoje foi desenvolver a qualificação pessoal e humana desses profissionais com potencial e de grande referência na Prefeitura de Aracaju", considerou.

Reconhecimento

Um dos presentes no evento foi o secretário escolar Naelson Santos, da Emef Zalda Gama, que fica localizada no bairro Capucho. Ele elogiou a palestra  e enfatizou que o aprendizado e o conhecimento adquirido serão aplicados em seu dia a dia. "Esse encontro é bem interessante, pois, nos agrega mais conhecimento e amplia o aprendizado que nós, enquanto secretários, iremos colocar em prática no dia a dia. Com certeza é de grande valia para todos nós", afirmou.