Profissionais da Saúde de Aracaju participam de congresso para ampliar conhecimento na área de Odontologia

Saúde
05/06/2019 17h14

A Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), foi convidada a fazer parte do 1º Congresso Internacional de Odontologia de Sergipe (CIOSE), promovido pela Universidade Tiradentes (Unit), com o tema 'Construindo pontes para o conhecimento e excelência profissional' . A abertura ocorreu na manhã desta quarta-feira, 5, e o evento segue até a próxima sexta, 7, na Unit , em Aracaju.

A iniciativa, promovida pela coordenação do curso de Odontologia da instituição de ensino superior, mobiliza profissionais e estudantes apresentando discussões atuais sobre a profissão no âmbito nacional e internacional, com a proposta de apresentar diversas temáticas relacionadas à área. 

Representando a secretária municipal da Saúde, Waneska Barboza, a coordenadora do Programa Saúde Bucal da SMS, Iucema Santana, participou da abertura do Congresso e destacou que a SMS e a Unit são parceiras na qualificação da área da Saúde, e o evento abordou temas sobre várias áreas da Odontologia, como a cirurgia, odontologia legal, ortodontia, prótese, saúde coletiva, entre outras. “O conhecimento é transmitido de forma compreensiva, dando a cada participante a possibilidade de adquirir mais informações sobre as práticas avançadas da Odontologia. É isso o que se espera da formação para o estudante, um profissional comprometido com a ciência, tecnologia e inovação, e que compreenda a importância de resolver os problemas sociais", acrescentou a coordenadora.

A coordenadora do Centro de Especialidade Odontológica (CEO), Fernanda Cabral, também está participando do Congresso e ressaltou a importância do espaço de diálogo. “Este é mais um momento oportuno para refletirmos sobre temas fundamentais para a profissão, as práticas avançadas e os desafios contemporâneos para a educação em odontologia. Vamos aprender uns com os outros, trocar experiências e provocar aproximações que permitam estabelecer ainda mais parcerias”, afirmou. 

Na abertura do congresso, a professora da Universidade Autônoma da Cidade do México, a cirurgiã dentista Dra. Georgina Contreras, debateu “A atenção à saúde bucal nos tempos atuais”. A programação contará com a participação de conferencistas dos EUA, Portugal e México, além de palestrantes nacionais, debatendo as novas tecnologias na imaginologia, clareamento dentário, e o tratamento da apneia obstrutiva do sono com aparelhos intraorais.