Prefeitura Municipal de Aracaju/SE
Educação

Alunos da rede municipal vão ao cinema e recebem aula sobre preservação ambiental

06/06/19 15h10

A ludicidade é parte fundamental no processo de ensino-aprendizagem para as crianças. E essa técnica não faltou na aula especial que tiveram os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Papa João Paulo II nesta quinta-feira, 6. Como parte da programação da Semana do Meio Ambiente, promovida pela Prefeitura de Aracaju, com o apoio de instituições parceiras, 80 estudantes participaram do Cine Ambiental, que foi realizado no Shopping Riomar. 

As Secretarias Municipais da Educação (Semed) e do Meio Ambiente (Sema) já são parceiras quando o assunto é Educação Ambiental, pois desenvolvem juntas diversas atividades com os estudantes durante o ano letivo. Já na Semana do Meio Ambiente, a parceria se intensifica. “Sempre buscamos trabalhar com parceiros para que enriqueça ainda mais a Educação de Aracaju. E durante esta semana, não poderia ser diferente, já que a responsabilidade ambiental é um tema bastante importante e que deve ser discutido, inclusive, com as crianças, que são multiplicadoras das informações e que são nosso futuro. O meio ambiente também depende delas”, afirma a secretária da Educação, Maria Cecília Leite.

Antes da sessão de cinema, os estudantes puderam conferir uma exposição da Fundação Mamíferos Aquáticos, que levou uma mensagem sobre os riscos do lixo depositado nas ruas e nas praias, além de apresentar fósseis de animais marinhos. “Hoje, estamos realizando uma atividade especialmente para crianças, com teatro, cinema e palestras lúdicas. Com a ajuda dos nossos parceiros, estamos desenvolvendo essas atividades para despertar neles, desde agora, essa consciência ambiental, para que eles sigam com essa responsabilidade de cuidar do ambiente em que vivem”, explicou a analista ambiental do Shopping Riomar, Vivianne Andrade Silva. 

A programação ainda contou com duas apresentações teatrais: a peça ‘Uçazinho’ promovida pela Sema e pelo Ibama; e a peça ‘De Olho no Lixo’, do grupo Herdeiros do Futuro, de uma escola da rede privada de ensino. Em seguida, foi a vez de conferir o filme que conta a história de Ted, uma formiga que ensina como salvar o planeta das agressões causadas pelos seres humanos. Além de estudantes da rede municipal de ensino de Aracaju, participaram também alunos da rede pública de Nossa Senhora do Socorro e da rede privada. 

“Hoje é um dia festivo para os nossos alunos, com pipoca, refrigerante. E a empolgação deles em participar é muito legal. Preparamos essa semana com muito carinho e não se trata apenas de discutir questões relativas ao meio ambiente, mas também garantir aos nossos estudantes o direito pleno à cidade, fazer com que eles circulem e tenham acesso a bens culturais, aos equipamentos culturais da cidade, como é o caso do cinema”, comenta a coordenadora de Políticas Educacionais para a Diversidade da Semed, Maíra Ielena Nascimento.

Essa foi a primeira vez que a estudante Raíssa Pereira Santos, de 9 anos, foi ao cinema. Encantada com todas as descobertas, ela conta que, a partir de agora, sua relação com o meio ambiente será outra. “Temos que respeitar os animais, assim como eles nos respeitam. Eles não invadem o nosso espaço nem nos dão lixo para comer, por isso não podemos fazer isso com eles também. Quando eu crescer, vou querer ser uma cuidadora de animais”, revela a aluna do 3° ano.

A ida ao cinema reforçou as lições que os alunos recebem na escola durante todo o ano. Segundo a professora da Emef Papa João Paulo II, Caísa Lalucha Feitosa, o tema ‘meio ambiente’ é trabalhado durante todo o ano na unidade. “Trabalhamos com muitos projetos na escola e um deles é justamente esse, em que tratamos da reciclagem do lixo, que é uma realidade no bairro Santa Maria, onde a escola está inserida. Além disso, falamos sobre coleta seletiva, sobre aproveitamento de restos de alimento, e isso fazemos durante todo o ano e na semana do Meio Ambiente, intensificamos. Além de que esse é um momento especial para eles, pois muitos são de famílias carentes e nunca tiveram a oportunidade de vir ao cinema. É como se estivessem realizando um sonho”, pontua a professora. 

A Semana do Meio Ambiente é realizada pela Prefeitura de Aracaju, através da Sema, Riomar Shopping, Serviço Social do Comércio (Sesc), Universidade Federal de Sergipe (UFS), Lixo Zero, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e a Fundação Mamíferos Aquáticos.