Ações para minimizar efeitos das chuvas são intensificadas em vários pontos da capital

Obras e Urbanização
06/06/2019 17h42

Com o objetivo de facilitar o escoamento das águas pluviais, evitando a formação de focos de alagamento, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), intensificou as ações na rede de drenagem, desde as primeiras horas desta quinta-feira, 6. Serviços como recuperação e manutenção da rede e limpeza de bueiros e boca-de-lobo foram desenvolvidas em vários pontos da capital, priorizando sempre os locais com maior dificuldade de conseguir dar vazão às águas pluviais.

Pontos críticos como os canais das avenidas Anísio Azevedo e Airton Teles não ofereceram riscos e, mesmo locais que sempre apresentam transtornos, a exemplo da Euclides Figueiredo, não houve registro de água acumulada por muito tempo.

Em cada local, os técnicos da empresa municipal executaram a limpeza da microdrenagem e, se fosse necessário, a substituição da tubulação. O trabalho é sempre divido por etapas, começando pela retirada dos materiais que obstruem a rede. Em seguida, caso haja fissuras na estrutura, a tubulação é trocada e, só depois de superada a fase chuvosa, o serviço é finalizado com uma camada de asfalto no pavimento.

Estudos e trabalho

De acordo com o presidente da Emurb, Sérgio Ferrari, não é possível impedir a chegada das chuvas, mas é perfeitamente plausível mitigar seus efeitos. "É sempre bom lembrar que Aracaju é cercada por águas: em sua porção Norte limita-se com o rio do Sal; ao Sul temos o Vaza Barris; pelo  Oeste, as águas do rio Poxim; e a Leste com o rio Sergipe e o Oceano Atlântico. Ou seja, nossa cidade é diretamente influenciada pelos sistemas oceânicos e pela distribuição de bacias e sub-bacias hidrográficas", explicou o secretário.

Ferrari alertou que as marés, a impermeabilização das ruas e o lixo descartado irregularmente contribuem para os alagamentos. "Temos o desafio de relacionar os aspectos urbanos com os fenômenos naturais e ainda enfrentamos problemas provocados pelo próprio ser humano, como o lixo nas ruas. Embora a Emsurb [Empresa Municipal de Serviços Urbanos] faça um excelente trabalho, ainda é grande a quantidade de lixo retirado do sistema de drenagem", lamentou, garantindo que, nas próximas horas, a Emurb permanecerá em estado de alerta para mitigar a incidência pluviométrica. 

Solicitação

Para solicitar algum serviço do órgão municipal, basta entrar em contato com a Assessoria de Comunicação, por meio do telefone (79) 3179-1619, pelo endereço eletrônico comunica.emurb@aracaju.se.gov.br, e pelos perfis no Twitter (@emurb) e no Facebook (www.facebook.com/Emurb).