Assistência reforça importância do enfrentamento à violência contra o idoso em evento junino

Assistência Social e Cidadania
06/06/2019 19h12

No dia 15 de maio é comemorado o Dia Mundial de Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa. Pensando na importância da data, instituída em 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU), e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa, a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Assistência Social, iniciou o processo de intensificação das ações voltadas ao tema.

Nesta quinta-feira, 6, por exemplo, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) Maria Pureza recebeu os idosos referenciados em uma festa junina, que reforçou a importância do enfrentamento desse tipo de violência. Além de muito forró e comidas típicas, o encontro contou com rodas de conversas e palestra, com o intuito de conscientizar e estimular a denúncia dos casos.

Além dos idosos usuários do Creas Maria Pureza, também participaram da ação idosos que fazem parte do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) Maria Diná e Benjamin Alves. As senhoras e senhores que estão em situação de acolhimento na Casa Nalde também participaram do evento.


Durante o evento, o secretário municipal da Assistência Social, Antônio Bittencourt, destacou o trabalho promovido pela pasta e reforçou a importância da atuação dos Creas. “As unidades da Assistência Social de Aracaju trabalham a temática durante todo o ano, através dos serviços ofertados. Sabemos o quanto é necessário que os Creas estejam presentes na comunidade, dialogando com os cidadãos aracajuanos sobre a temática e, principalmente, fazendo com que as vítimas de violência, neste caso os idosos, superem essa situação e recomece as suas histórias”, pontuou.

Na oportunidade, os profissionais da unidade da Assistência Social puderam apresentar o trabalho que é desenvolvido na instituição, especialmente para o processo de superação da violação de direitos. “Fizemos com que tanto a pessoa idosa, como também os familiares entendessem o grau de complexidade do tema e como nós podemos ajudar às vítimas. Mostramos que no Creas existem serviços específicos destinados às pessoas que já sofreram esse tipo de violência. Então, aproveito para dizer: em caso de violação de algum tipo de agressão ou outro tipo de violação de direito, faça a denúncia e nos procure”, reforçou.

Segundo o defensor público do Núcleo de Direitos Humanos e Promoção da Igualdade Social da Defensoria do Estado de Sergipe, Sérgio Barreto, um dos focos do encontro foi fazer um alerta sobre os tipos de violência que os idosos costumam sofrer e que, muitas vezes, ainda são considerados tabus. “Esse tipo de ação é, sem dúvida, muito importante para que a sociedade tenha uma consciência coletiva e acorde para combater esse tipo de agressão. Falar da violência contra a pessoa da melhor idade, às vezes ainda é tabu. Portanto, é necessário que a Prefeitura esteja sempre realizando esse tipo de evento e ajudando no combate desse mal”, avaliou.

A aposentada Florisa de Lima é usuária do Cras Benjamin Alves Carvalho e já participou de outras ações de prevenção da violência contra o idoso, que foram realizadas pela Prefeitura. Para ela,  essas ocasiões são muito necessárias para discussão e empoderamento. “É aqui que ficamos sabendo como essa violência acontece, quais os canais de denúncia e os órgãos que ajudam às vítimas. Sentimo-nos encorajados e confortados em saber que podemos contar com o poder público”, opinou.