Saúde discute sexualidade com profissionais da Saúde e da Assistência

Saúde
07/06/2019 17h52

A Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio dos Programas Saúde na Escola (PSE) e de IST/Aids, vem promovendo, desde o ano passado, oficinas de sexualidade para profissionais de saúde, professores e estudantes.

Nesta sexta-feira, 7, a oficina foi realizada no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Madre Tereza de Calcutá, no bairro Jabotiana, para os profissionais  do Centro e das Unidades Básicas de Saúde (UBS) Manoel de Souza Pereira e Fernando Sampaio.

As oficinas buscam capacitar e qualificar os profissionais da Saúde, da Educação e dos Cras sobre o tema da sexualidade para, posteriormente, conversar com adolescentes e estudantes. A coordenadora do PSE da SMS, Aline Guimarães Vieira, e a técnica do Programa de IST/Aids, a psicóloga Aline Rabelo, fizeram dinâmicas de grupo e debateram sobre o tema com os profissionais.

Para Aline Rabelo, a oficina é importante porque discute alguns conceitos que são relevantes, como as questões relacionadas à identidade de gênero, orientação sexual e assédio. “São questões muito atuais e alguns profissionais ainda não discutiram, não se atualizaram, não se sensibilizaram para essas mudanças que vêm acontecendo. Então, discutimos e promovemos uma atualização e sensibilização para que eles levem até os adolescentes para diminuir os altos índices de gravidez na adolescência e contaminação de HIV e outras IST’s”, explicou a psicóloga.

A enfermeira da UBS Manoel de Souza Pereira, Tânia Ferreira, elogiou a oficina e disse que foi repleta de esclarecimentos. “Viemos de uma sociedade que já tinha os conceitos prontos. Sou uma pessoa aberta às novidades e esta oficina está facilitando bastante o aprendizado para colocarmos o que aprendemos no nosso cotidiano com mais convicção e certeza em relação às questões de gênero e do assédio sexual, por exemplo. Tudo isso vai servir para recebermos os usuários com mais humanização e respeito nas unidades e até para utilizarmos na nossa vida pessoal. Gostei bastante”, enfatizou.