Prefeitura de Aracaju restaura quatro mil metros de pavimento no Santo Antônio

Obras e Urbanização
12/06/2019 17h07

Quando o prefeito Edvaldo Nogueira assinou a ordem de serviço autorizando o recapeamento de Anel Viário do bairro Santo Antônio, começava ali a realização de um sonho de milhares de pessoas. As que moram no local e as que usam as vias do bairro para acessar unidades hospitalares, veículos de comunicação e dezenas de estabelecimentos comerciais. Passados cerca de 75 dias desde o começo da obra, o que antes era esperança, agora é realidade modificada e expressa nas palavras de quem mora no bairro.

Dona de um comércio de frutas, dona Aldeci Santos é uma das moradoras que faze coro aos benefícios trazidos pelos investimentos. "Moro há 40 anos na mesma casa e não lembro de ter visto uma obra destas. A gente sempre sonhou em ter uma rua bem calçada, bonita e sem buracos mas não criávamos tantas esperanças. Agora eu posso dizer que vivi para ver este benefício. Agradeço muito por tudo isto", comenta, demonstrando bastante satisfação.

O sentimento de satisfação popular tem motivos óbvios: o recapeamento das ruas Artur Fortes, Cláudio Batista, Nossa Senhora, Santa Terezinha e a entrada da Estrada do Engenho Novo. A área totaliza cerca de quatro mil metros, tendo sido aplicadas mais de 3.600 toneladas de asfalto que resultarão em um pavimento totalmente restaurados. 

Mais jovem do que dona Aldeci, mas sem nunca ter morado em outro lugar, o autônomo Lucemberg Santos ratifica as opiniões favoráveis à execução da obra, fazendo questão de dizer que tanto fica melhor para se locomover, quanto valoriza a região. "Quem passa aqui acha que está em outro lugar porque um asfalto novo deste deixa a rua parecendo coisa de filme. É bom porque não tomamos prejuízos com buracos, valoriza os imóveis aqui e cria opção para as pessoas saírem dos engarrafamentos", comenta, acrescentando que "a Prefeitura está de parabéns por fazer algo tão bom para o povo do Santo Antônio".

Para a realização deste empreendimento de mobilidade urbana foi investido cerca de R$ 1,8 milhão, conveniado entre a Prefeitura de Aracaju e o Governo Federal, garantindo, inicialmente, o recapeamento destas cinco primeiras vias. O secretário municipal da Infraestrutura, Sérgio Ferrari, enumera os benefícios da obra. "Estas vias precisavam há muito tempo de uma restauração. Quando o prefeito Edvaldo viabilizou esta obra foi a perfeita combinação entre demanda e resolução. Nesta primeira fase, estamos recapeando as ruas que fazem uma espécie de Anel Viário e por onde passam muitos veículos. Com o novo asfalto haverá mais mobilidade e menos transtornos para os cidadãos", destaca Ferrari.

Investimentos na Zona Norte

Marcada por intensa densidade demográfica, a zona Norte de Aracaju ocupa aproximadamente 20% de todo o território do município e é onde reside cerca de 1/3 da população aracajuana. Só em obras em andamento, a atual gestão investe cerca de R$ 45 milhões, conveniados entre os governos Municipal e Federal. Regiões que, antes, sofriam sem infraestrutura, a exemplo dos bairros Bugio, Cidade Nova, Japãozinho, Lamarão, loteamentos Moema Mary, Jardim Bahia, entre outras localidades.