Servidores municipais têm atendimento nutricional gratuito

Agência Aracaju de Notícias
13/06/2019 08h37

Ter uma boa alimentação é um dos quesitos fundamentais para que uma pessoa possa garantir uma vida saudável e longeva. Além de melhorar o bem estar, se alimentar de forma correta traz grandes benefícios como a prevenção de doenças. Por isso, com o intuito de proporcionar benefícios à saúde de seus servidores, a Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), disponibiliza atendimento nutricional gratuito. 


O trabalho de acompanhamento nutricional dos funcionários municipais teve início em outubro do ano passado e é uma ação que faz parte do projeto Servidor Saudável, que tem como objetivo cuidar da saúde mental e física dos trabalhadores da Prefeitura. A nutricionista Carla Menezes, que faz o atendimento dos servidores, explica como funciona. “Realizamos um atendimento que pode ser para uma orientação nutricional ou até mesmo para montar um plano alimentar, com acompanhamento mensal, com peso, altura, avaliação nutricional, tudo dentro dos padrões”, ressaltou. 


Consultas com um nutricionista são importantes, pois esse profissional pode propor a aplicação de um planejamento alimentar que promove um aumento na qualidade de vida. Planejar uma dieta ou plano alimentar, ou simplesmente a entrega de um cardápio personalizado, implica dispor alimentos baseado em critérios científicos, culturais e, principalmente pessoais, respeitando a fase do indivíduo (criança, adolescente, gestante, etc) e suas preferências. Carla destacou que é importante para as pessoas entender como funciona o acompanhamento e definir seus objetivos. “Não adianta a pessoa chegar apenas dizendo que quer uma dieta, sem estar disposta a fazer exercícios físicos, aferição de peso, altura. Não tem como passar uma dieta apenas por passar. É necessário ter acompanhamento de um nutricionista para ter uma saúde alimentar boa, melhorar certos tipos de patologia que podem ser controladas melhorando a alimentação ”, afirmou.


Através do acompanhamento nutricional é possível prevenir ou erradicar diversas doenças crônicas, além de promover inúmeros benefícios, como maior qualidade de vida, emagrecimento, hipertrofia, reeducação alimentar, melhora do desempenho esportivo, da autoestima, entre outros. “Nós realizamos um atendimento que pode ser feito para qualquer servidor municipal. Estou sempre à disposição para todos que quiserem orientações ou que tiverem algum tipo de dúvida. O acompanhamento é feito normalmente, até que o servidor atinja seu objetivo, seja perda de peso, controle do colesterol, ou uma reeducação alimentar”, pontuou.


Atendimento

Para marcar a consulta, o servidor precisa apenas se dirigir ao setor de perícias da Seplog, localizado no Centro administrativo, e procurar pela nutricionista. As consultas estão disponíveis para as tardes de sexta-feira, mas, para marcar, basta chegar no setor a qualquer horário, no período da manhã ou tarde. “Eu sempre peço para trazer exames, que é muito importante para que eu verifique o estado da pessoa e possa montar um plano alimentar individualizado. Dependendo da quantidade de pessoas interessadas, podemos até estender os horários de consulta”, reforçou Carla.