AjuInteligente: servidores passam por capacitação

Agência Aracaju de Notícias
14/06/2019 07h04

Durante três semanas, os funcionários de todas as secretarias e órgãos municipais passaram por um ciclo de treinamento para acessar a plataforma do AjuInteligente, sistema lançado pela Prefeitura de Aracaju no mês de maio para tornar o acesso aos serviços mais prático para a população. Durante o treinamento prestado pela 1Doc, empresa que desenvolveu a plataforma, os funcionários puderam compreender como os setores poderão se comunicar entre si de forma digital e, assim, agilizar a resolução das demandas.  

“É uma plataforma muito simples, objetiva. O foco não foi tanto a operação da plataforma, mas, as mudanças estruturais, as mudanças de cultura eletrônica que os órgãos têm que criar. A Prefeitura está dando um passo muito importante e é um passo sem volta. O que está sendo feito hoje vai refletir lá na frente. A questão da documentação, por exemplo, não tem a burocracia do papel. A plataforma traz a facilidade do mundo digital, que é quando conseguimos nos comunicar rapidamente com todos, e isso vale para a comunicação interna, mas também para a externa”, explicou o gerente de Novos Negócios da 1Doc, Ricardo Duarte. 

A primeira parte do treinamento apresentou como o sistema será utilizado pelos funcionários, gestores e secretários. Resumidamente, o organograma das secretarias passa, agora, a funcionar digitalmente. Dentro da plataforma, a partir do momento em que for dada a entrada de um serviço, todos os setores envolvidos no processo de atendimento poderão acompanhar o andamento do mesmo. A cada atualização, os mesmos setores também serão informados. 

A segunda parte do treinamento consistiu em direcionar os funcionários sobre de que forma o cidadão terá acesso aos serviços e como chegará aos setores responsáveis por atender às demandas. Uma das vantagens é que o serviço poderá ser feito 24h, ou seja, ao contrário do que acontece presencialmente, o cidadão poderá abrir um protocolo no sistema, por exemplo, a qualquer hora do dia ou da semana. No próprio campo da solicitação, seja protocolo, sugestão, denúncia ou requisição, a pessoa saberá os documentos que precisa anexar. Nos casos como denúncia, o cidadão poderá solicitar sigilo. Além disso, ao final do processo, ele terá como avaliar o atendimento prestado. 

Um importante diferencial do sistema é que ele vai apontar, diariamente, o percentual e indicadores de eficiência de cada setor, o que vai fazer com que o gestor de cada pasta saiba onde está o problema e de que forma poderá solucioná-lo. “A plataforma vem para dar um profissionalismo aos serviços prestados pela Prefeitura. Então, ela vai conseguir organizar os documentos e dar números aos gestores para que eles possam avaliar a capacidade de cada setor. Os indicadores que a gente mostra na plataforma não têm o objetivo de punir, mas, mostrar que tem um problema e precisa ser resolvido, ou então, mostrar que um setor está sobrecarregado ou que precisa de mais gente, ou mesmo se tem gente sobrando e pode ser realocada para outra área. Vai dar mais autonomia para o gestor de cada pasta e quem ganha com isso é o cidadão”, frisou Ricardo.

O AjuInteligente faz parte do Planejamento Estratégico da gestão do prefeito Edvaldo Nogueira e é uma das ferramentas duradouras utilizadas pela Prefeitura no sentido de dinamizar o serviço interno para oferecer à população mais agilidade na solução das demandas da cidade. É um serviço de inteligência e criatividade, por envolver tecnologia e novas ferramentas de resolução, mas, sobretudo, humano, por compreender a urgência das causas apresentadas pelo cidadão. 
Quem participou do treinamento confirma os benefícios. “Acredito que o nosso trabalho será muito mais ágil, sem contar que a população terá o acesso muito mais facilitado. Vejo também como uma forma de nos dar mais segurança no trabalho que desempenhamos e o produto final, tenho certeza, será melhor”, frisou a servidora da Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz), Vaneide Correia. 

O coordenador de Orçamento da Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), Leilton de Almeida, ressaltou que a plataforma vai otimizar o tempo. “Esse treinamento foi fundamental para que pudéssemos tirar as dúvidas e compreender melhor como o nosso trabalho poderá ser ainda mais útil para a população. Será um ganho de tempo para os funcionários e para o cidadão que fizer uso da plataforma”, considerou. 

EAD

Para os funcionários que não puderam participar presencialmente do treinamento, existe a possibilidade de fazer o curso à distância. “Lançamos, dentro da ferramenta, um EAD para ajudar os novos funcionários e os que não puderam participar do treinamento. Tem um curso online, nos mesmos moldes do treinamento, que o funcionário pode fazer no seu tempo e, no final, ainda ganha um certificado em comunicação eletrônica”, destacou Ricardo Duarte.