Obra do Canal Beira Mar está 80% concluída e moradores já estão na expectativa

Obras e Urbanização
13/06/2019 17h30

Com pouco mais de um ano desde que foi retomada pela atual gestão da Prefeitura de Aracaju, a obra do Canal Beira Mar está na reta final, com quase 80% concluída, e representa a efetivação de um desejo antigo da população da região. Vendo o andamento da obra realizada pela Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), as pessoas que antes estavam insatisfeitas, agora, elogiam. 

Os motivos para os serviços ganharem a simpatia de quem mora no entorno do canteiro de obras são muitos, mas, resumidamente pode-se afirmar que se trata da boa aplicação dos R$ 8,3 milhões, conveniados entre a Prefeitura e Governo Federal que cria cerca de 400 metros de canal, drenagem em 14 ruas, construção de 1,5 km de ciclovia e a construção de uma avenida ligando o conjunto Beira Mar à avenida Júlio César Leite, no bairro Aeroporto.

O aposentado Evaldo Santos faz questão de externar sua opinião positiva sobre a obra. "Depois de alguns anos de espera, a gente ganha este verdadeiro presente que vai ficar para as futuras gerações. Eu estou muito feliz porque sei que não sofrerei mais com alagamentos e terei essa bela avenida que corta caminho para ir para outras partes", comentou seu Evaldo.

Antes mesmo de ser finalizada, a obra já ganhou função social. A profissional liberal Ilda Simões aproveita a nova paisagem para fazer caminhada ao lado de seu animalzinho de estimação. "Eu creio que qualidade de vida é um conceito que só se materializa com gestos pequenos e eu hoje posso fazer minha caminhada e trazer minha cachorrinha como companhia. Vai nos favorecer muito tudo isto", relatou a moradora.

Maria de Lourdes Cruz é mais uma moradora que estava aproveitando a nova paisagem e destacou que a obra, mesmo em andamento, já trouxe muita melhoria. “Não digo só para o bairro Aeroporto, mas para toda a cidade. Todos nós saímos ganhando com este benefício e acho que nossa vida vai melhorar bastante ainda mais", analisou.

Cronograma

Atualmente, a obra está na fase de interligação com um canal situado dentro do terreno do Aeroporto Santa Maria, que segue pela avenida Hildete Falcão e deságua na Maré do Apicum. "Desde o fim do mês passado o trânsito está interrompido perto da obra e criamos, em parceria com a SMTT [Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito], um desvio que garante o fluxo dos veículos normalmente. A mudança deve seguir pelos próximos 20 dias e, em seguida, a via será liberada. Assim como os moradores estão vibrando, o prefeito Edvaldo Nogueira acompanha com grande entusiasmo a celeridade e a aproximação desta emblemática obra para a macrodrenagem e a mobilidade da zona Sul e Zona de Expansão", ressaltou o presidente da Emurb, Sérgio Ferrari.