Prefeitura reforça combate ao Aedes Aegypti com fumacê nos bairros

Agência Aracaju de Notícias
14/06/2019 11h51


Por intermédio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a Prefeitura de Aracaju tem intensificado, neste mês de junho, as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti nos bairros da capital com a aplicação de inseticidas pelo fumacê. A medida, executada de forma contínua, busca evitar uma epidemia das doenças transmitidas pelo Aedes.


Para isso, a SMS mobiliza agentes de epidemias para aplicação do fumacê em locais estratégicos da cidade, definidos a partir do mapeamento feito pela Vigilância Epidemiológica,  de modo a priorizar as regiões em já houve notificações de casos de dengue, zika ou chikungunya.


O fumacê é aplicado no final da tarde, entre 17h e 19h, quando as atividades dos mosquitos são maiores. Sempre em dupla, resguardados pelos equipamentos de proteção, os agentes percorrem as ruas dos bairros borrifando o inseticida. Esse método de aplicação manual permite aos agentes alcançar áreas de difícil acesso e possibilita um cuidado maior quanto ao lançamento do veneno, interrompido em áreas próximas a hospitais, aglomerações e comércio de gêneros alimentícios.


Vale ressaltar que a substância utilizada no fumacê não apresenta riscos à saúde da população, nem aos animais domésticos, a menos que seja ingerida. A Prefeitura aconselha que as pessoas abram suas casas para ampliar o alcance do inseticida.


As ações da Secretaria Municipal da Saúde para o combate ao mosquito Aedes aegypti  são realizadas em conformidade com as determinações e métodos indicados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e seguem planejamento específico da Vigilância Epidemiológica e do Centro de Controle de Zoonoses.


“É uma ação de combate à proliferação das doenças causadas por esse vetor. O mosquito, uma vez que chega a idade adulta, pode viver por 45 dias, podendo causar enormes transtornos. Então, usando como referência o Levantamento de  Índice Rápido do Aedes Aegypti (LIRAa), as equipes são deslocadas para os locais com maior risco, no intuito de combater as possíveis infectações”, explica o supervisor de Endemias do Centro de Controle de Zoonoses, José Bonfim Oliveira.


A aplicação do fumacê é uma iniciativa complementar ao trabalho já desenvolvido pela SMS no combate ao Aedes. A eficácia desse trabalho pode ser observada a partir dos resultados positivos do LIRAa, os quais mostraram que Aracaju encerrou 2018 com o melhor resultado em 11 anos.  


“A aplicação do fumacê é importante de acordo com a situação epidemiológica do município. É um método de bloqueio de transmissão, utilizado, sobretudo, entre momentos de picos das doenças, que permite combater um número maior de casos. É um aliado, uma intensificação do cuidado contra uma possível epidemia”, ressalta a diretora de Vigilância e Atenção à Saúde, Taíse Cavalcante.