Gestores pactuam ações de saúde de forma regionalizada

Saúde
14/06/2019 13h50

Para deliberar assuntos pertinentes ao Sistema Único de Saúde (SUS) da Região de Aracaju, composta pela capital e outros sete municípios e a representação da Secretaria de Estado da Saúde (SES), foi realizada mais uma reunião ordinária do Colegiado Interfederativo Regional (CIR). O encontro dos gestores ocorreu na manhã desta sexta-feira, 14, no Centro de Educação Permanente em Saúde (Ceps) da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

“Este espaço é muito importante para o fortalecimento do SUS na regional. Mesmo este encontro acontecendo simultaneamente com a Conferência Estadual de Saúde, estamos aqui porque entendemos a importância das discussões e das pactuações que ocorrem e interferem diretamente no serviço prestado aos usuários do SUS da região”, disse o secretário adjunto, Carlos Noronha, abrindo a reunião como suplente da coordenadora do CIR Aracaju, a secretária Waneska Barboza.

Na reunião foi eleita, por unanimidade, a nova vice-coordenadora do CIR Aracaju, a secretária municipal da Saúde de Divina Pastora, Ana Lídia Nascimento. “Precisamos cada vez mais fortalecer a região e a reunião do CIR é prioridade. Esta região é a maior do estado em número de pessoas. São mais de 800 mil habitantes e existe uma grande SUS dependência, quer dizer, muitas pessoas não têm planos de saúde privados, são usuários do SUS mesmo. Tudo o que definimos aqui impacta diretamente na vida das pessoas, daí a importância. Sinto-me muito honrada em poder contribuir ainda mais”, enfatizou Ana Lídia.

As outras pautas da reunião foram a apresentação dos 22 indicadores da Pactuação Interfederativa 2019, o antigo Sispacto, pela gestora da SES, Josieme Moura. E a apresentação dos atestados de conclusões das obras de reformas e ampliações de oito unidades básicas de saúde(UBS) de Aracaju pela técnica da Assessoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Asplandi), Olga Dias.

“Nós cadastramos nove propostas para reformar e ampliar oito UBS. A UBS Anália Pina, do Conjunto Almirante Tamandaré, foi reformada e ampliada, por isso, são nove propostas. Nós também vamos apresentar os atestados na reunião do Colegiado Interfederativo Estadual (CIE)”, explicou Olga. As unidades reformadas foram a Celso Daniel (Santa Maria), a Fernando Sampaio (Conjunto Castelo Branco), a Dona Jovem (Industrial), a Carlos Hardman (Soledade) e a Cândida Alves (Santo Antônio). As ampliadas foram a Hugo Gurgel (Coroa do Meio) e a Ministro Costa Cavalcante (Inácio Barbosa). 

A secretária executiva do CIE, Áurea Torres, informou que a reunião do CIE acontecerá no dia 26 de junho e, em 24 de julho, ocorrerá um encontro com os secretários executivos de todos os sete CIR’s sergipanos, na sede do Conselho de Secretários Municipais de Saúde de Sergipe (Cosems/SE). 

Estiveram presentes também na reunião representantes do Cosems/SE e do Núcleo do Ministério da Saúde em Sergipe.

Regionalização

Uma das diretrizes do SUS é trabalhar de forma regionalizada. Sendo assim, Sergipe foi dividido em sete regionais de Saúde (Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, Propriá, Itabaiana, Estância, Lagarto e Nossa Senhora da Glória), cada região tem os seus aparelhos para atender os municípios vinculados, como os hospitais regionais, por exemplo.

Cada Região tem o seu respectivo CIR que trabalha em consonância com o CIE. O CIR de Aracaju é composto, além da capital, pelos municípios de Barra dos Coqueiros, São Cristóvão, Itaporanga D’Ajuda, Divina Pastora, Santa Rosa de Lima, Riachuelo e Laranjeiras, e ainda a representação da SES. O município de Aracaju, por ser capital, é o coordenador do CIR e agora, Divina Pastora é o vice-coordenador.