Núcleo da Prefeitura participa do 3° Seminário Internacional Mulheres no Audiovisual em São Paulo

Cultura
14/06/2019 18h43

Liderado sempre por mulheres, o Núcleo de Produção Digital (NPD) Orlando Vieira, unidade da Fundação Cultural Cidade de Aracaju criada em 2006, ainda durante a primeira gestão do prefeito Edvaldo Nogueira, acredita no empoderamento feminino no audiovisual. Pensando em compartilhar a sua história e contribuir com as discussões sobre a igualdade e estereótipos de gênero, tanto em frente, quanto por detrás das câmeras, o NPD marcou presença no 3° Seminário Internacional Mulheres no Audiovisual, realizado pela Agência Nacional de Cinema (Ancine). O evento aconteceu nesta quinta-feira, 13, em São Paulo, e nesta sexta-feira, 14, no Rio de Janeiro, em parceria com o Sesc São Paulo, da Firjan e do Goethe-Institut.

A coordenadora do NPD, Graziele Ferreira, que representou Sergipe no Seminário, relatou sobre a experiência de participar do debate em São Paulo, ampliando a importância das políticas públicas para a promoção da diversidade no audiovisual e o papel da sociedade civil na criação da mudança. “É uma satisfação imensa. Com certeza tudo isso aqui contribuirá para o fortalecimento das ações do NPD Orlando Vieira e, consequentemente, com o desenvolvimento do setor audiovisual em Aracaju”, afirmou.    

A palestrante internacional convidada foi Amanda Nevill, CEO do British Film Institute– BFI, órgão do Reino Unido, que é referência mundial na implementação de políticas para a diversidade no setor audiovisual. Para dialogar com a experiência do BFI, o seminário contou com uma mesa sobre políticas públicas brasileiras, tanto federais quanto estaduais. O evento abordou em sua programação a importância das políticas públicas para promoção da diversidade no audiovisual. 
 
O NPD é uma instituição que tradicionalmente foi coordenado por mulheres. Na linha do tempo passaram: 2006 - Indira Amaral | 2007 - Gabriela Caldas | 2008 - Diane Veloso | 2008 -Paula Gomes | 2009 - Graziele Ferreira | 2013 - Rosângela Rocha | 2014 - Jade Moraes | 2017 - Carolina Westrup | 2018 - Graziele Ferreira.

O evento
 
Em São Paulo, a mediação foi feita por  Ana Paula Souza (jornalista e doutora em sociologia pela Unicamp) e teve a participação das convidadas: Carolina Costa (presidente da Comissão de Gênero, Raça e Diversidade da ANCINE), Simoni de Mendonça (presidente do Sindicato da Ind. Audiovisual de SP- SIAESP), Jussara Locatelli (coordenadora do Fórum Audiovisual- Minas Gerais, Espírito Santo e Sul/Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul- FAMES), Lyara Oliveira (representante da Associação dos Profissionais do Audiovisual Negro-APAN), Renata Almeida (diretora da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo), e Alessandra Meleiro (presidente do Fórum Brasileiro de Ensino de Cinema e Audiovisual-FORCINE) .

Além disso, o papel da sociedade civil na criação da mudança também foi um outro ponto dialogado pela palestrante mundial, Barbara Rohm, que apresentou a experiência da ProQuoteFilm, uma organização da sociedade civil da Alemanha criada em 2014 para promover a igualdade de gênero na indústria cinematográfica e televisiva alemã. Também estiveram na mediação, Neusa Barbosa (membro do Elviras- Coletivo de Mulheres Críticas de Cinema) e a participação das convidadas: Malu Andrade (fundadora do grupo Mulheres do Audiovisual Brasil), Marina Pecoraro (conselheira da Diversidade da Abragames), Elisiane dos Santos (procuradora do Trabalho e coordenadora do GT de Raça e Cordigualdade/MPT), e Minom Pinho (idealizadora do FIM- Festival Internacional de Mulheres).