Alunos da rede municipal comemoram o São João com limpeza na Orla da Atalaia

Educação
17/06/2019 12h26

A tradição é a mesma que se repete ao longo dos anos: comemorar o São João. No entanto, a consciência social e ambiental também fazem parte dos festejos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Juscelino Kubitschek. Com a Gincana Junina, alunos e equipe diretiva da escola se uniram para realizar diversas atividades pela comunidade em que a unidade está inserida e uma delas foi o recolhimento de lixo em um trecho da Orla da Atalaia, próximo de onde a Emef está localizada.

Com luvas nas mãos e muita disposição, eles percorrem parte do trecho conhecido como ‘Orlinha da Coroa do Meio’ e recolheram todo o lixo encontrado no trecho. “Há quatro anos realizamos atividades diferenciadas no São João e, neste ano, decidimos inserir uma ação social. A tarefa era praticar o bem em algum espaço da comunidade, e que isso não trouxesse nenhum custo para eles. Todos temos nossa função social e eles precisam entender isso de agora, ainda adolescentes, o que é trabalhar pelo outro, pela comunidade em que vivem”, explicou a coordenadora pedagógica da Emef, Karla Angélica Góis.

Outra missão de uma das equipes foi levar a alegria do período junino para outra instituição da comunidade. A escolhida foi a Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Benjamin Alves de Carvalho. Os alunos da Emef JK levaram a quadrilha junina para os alunos da Educação Infantil da escola vizinha e promoveram uma grande apresentação para as crianças. “Estamos muito felizes e este está sendo um dia especial para os alunos com essa apresentação muito rica. As escolas da Coroa do Meio sempre se unem uma pelas outras, como é o caso das Emefs JK e Núbia Marques também”, afirmou a diretora da Emei Benjamin Alves de Carvalho, Maria Núbia Guimarães Goes. 

A professora Nadja Expedita Mendonça leciona nas duas escolas e conta que a atividade aproxima as duas instituições. “Essa atividade veio, também, para fortalecer os laços afetivos, pois, os alunos do JK têm irmãos, primos, vizinhos aqui na Emei. Além de também resgatar a raiz do São João, já que as pessoas hoje em dia consomem muito a música eletrônica e nós trabalhamos aqui na Educação Infantil o forró raiz, o baião, assim como comidas e roupas típicas do São João”, comentou a professora.

Culminância

A Emef JK realizará a conclusão da Gincana Junina na próxima quarta-feira, 19. Mais de 700 alunos participam das atividades. “Os próprios alunos se mobilizam para a realização da culminância, inclusive, vendem bilhetes para o sorteio do balaio junino e o valor arrecadado investem na estrutura da festa. A partir do conteúdo de Matemática sobre metragem, eles irão produzir as barracas no espaço ideal e cada equipe da gincana ficou responsável pela ornamentação de um espaço da escola. O objetivo não é gerar rivalidade entre os alunos e sim fortalecer o trabalho em equipe”, finalizou a coordenadora Karla.