Prefeitura faz monitoramento de árvores para prevenir acidentes

Serviços Urbanos
17/06/2019 13h08

Com as elevadas ocorrências de chuvas das últimas semanas, as equipes da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) seguem atentas à situação das árvores espalhadas pela capital, sobretudo, em ruas e avenidas. Buscando-se prevenir acidentes envolvendo motoristas e pedestres, o monitoramento vem sendo reforçado com o objetivo de identificar pontos em que haja risco de queda de galhos ou da própria árvore.  

O trabalho de resguardo e precaução é feito de forma minuciosa e conta com o apoio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), a qual é responsável pela avaliação técnica nos casos em que é necessária a remoção. “Além disto, também efetuamos o serviço de podagem dentro dos quatro tipos que são formação, limpeza, emergência e adequação. Cada um é feito de acordo com a época do ano e a espécie”, explicou a engenheira florestal Thayane da Costa. Ressalta-se também que, para casos em que as árvores estão próximas à rede elétrica, o serviço é de responsabilidade da Energisa. 

De acordo com dados da Coordenadoria de Podação, do início de abril até o dia 16 de junho, foram realizados 109 serviços de supressão e 573 de poda. Além de realizar o acompanhamento dos principais corredores da capital, o setor também verifica as demandas recebidas através do serviço de Ouvidoria da empresa municipal. “Algumas das demandas que recebemos são de árvores cujo plantio foi realizado de forma errada, em um espaço inapropriado, o que também leva ao risco de queda das mesmas”, acrescentou. 

De acordo com a Diretoria de Operações, esses serviços de manutenção necessitam de cuidados técnicos e, por isto, não podem ser feitos por qualquer pessoa, sendo tal prática considerada crime ambiental, de acordo com o artigo 49 da Lei Federal nº 9.605/98. 

Solicitação dos serviços 

A solicitação para recolhimento de árvores e galhos em vias públicas deve ser feita à Emsurb por meio da Ouvidoria - ouvidoria.emsurb@aracaju.se.gov.br ou (79) 3021- 9908, de segunda a sexta, das 7h às 12h e das 14h às 17h. Já no período da noite e finais de semana pelo número 99152-7853.