Tradição da Rua de São João é fortalecida com o apoio da Prefeitura

Agência Aracaju de Notícias
17/06/2019 22h31

O santo conhecido como o mais festeiro dá nome à rua que mantém há 110 anos uma das maiores tradições da cultura da capital. Pela relevância histórica e simbologia, os festejos da Rua de São João são uma das marcas que traduzem o encantamento da população. Para fortalecer essa riqueza imaterial, a Prefeitura de Aracaju garantiu todo o apoio logístico à festa para que seu brilho siga sendo uma das representações mais contundentes da cidade.

Por entender a importância da festa, não só para o bairro Santo Antônio, ou região Norte da capital, onde a rua está localizada, o prefeito Edvaldo Nogueira se reuniu com a comissão organizadora do evento para oficializar o apoio e, assim, com o início do evento, ocorrido na última sexta-feira, 14, a Prefeitura entrou com o patrocínio de R$20 mil, além da logística, garantindo a presença da Guarda Municipal de Aracaju (GMA), da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), a colocação de banheiros químicos, além da limpeza da área, dando, assim, as condições para que a festa aconteça até o dia 24 de junho. 

Um dos integrantes da comissão organizadora da festa, José Teles não escondia a alegria e, no fundo, uma espécie de alívio. “Quase não conseguíamos fazer a festa. Quando o prefeito nos deu a notícia do apoio, para nós, foi de profunda importância. Esse evento é secular e uma das manifestações mais memoráveis da nossa cidade. Durante todo o ano, trabalhamos para conseguir realizar os festejos da Rua de São João e não fazemos coisa pouca. Esse apoio é também como um reconhecimento do esforço que fazemos para manter essa chama acesa”, relatou. 

Uma das maiores expressões da festa é a apresentação das quadrilhas juninas. Responsáveis pelos sorrisos de deslumbre do público, elas também precisam de todo o apoio para seguir. Por isso, a participação da Prefeitura também tem uma grande significância para elas, como destacou o puxador da Unidos de Asa Branca, André Camilo. “Para nós, a Rua de São João é a nossa Copa do Mundo. Existem outros concursos até maiores, mas, esse evento faz parte da nossa raiz, é sagrado. Então, quando soubemos que a Prefeitura iria apoiar e, por isso, ele pode acontecer, nos alegramos muito. É uma tradição que precisa e merece ser lembrada e fortalecida”, ressaltou. 

Assim como as quadrilhas juninas, os músicos que mantêm vivo o forró raiz também são figuras que representam fortemente a festa. São eles que, junto com as cores e a dança comuns dos festejos juninos, dão o tom que anima o público. “Os festejos da Rua de São João é uma das maiores riquezas que temos e precisamos, não só valorizar, como também apoiar e fazer a nossa parte para que eles possam seguir firmes. A iniciativa da Prefeitura é plausível e devemos reconhecer esse apoio”, pontuou Jailson do Acordeon.