Grupo desenvolvido em unidade de saúde trabalha qualidade de vida na melhor idade

Saúde
18/06/2019 15h14

A Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) desenvolve, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Fernando Sampaio, no bairro Ponto Novo, o grupo de idosos “Jovens há mais tempo”, criado no ano de 2001, por meio da iniciativa da equipe de Saúde da Família, com participantes que realizam atividades físicas, palestras, teatro, musicais e oficinas socioeducativas para manter o corpo e mentes sãos. 

“Ao longo dos últimos anos, a população tem envelhecido mais no Brasil e é preciso entender as especificidades desse processo para que sejam elaboradas políticas públicas mais eficazes, na garantia da integralidade das ações voltadas a esse público. Tratar o tema com a importância que ele requer tem impacto direto no aumento da expectativa de vida e da busca por um envelhecimento saudável”, esclareceu a responsável técnica pela Área de Promoção e Ações Intersetoriais da SMS, Patrícia Rocha.

De acordo com a assistente social da UBS, Lara Verônica Brito, várias atividades são realizadas constantemente com o grupo de idosos, onde são abordados diversos temas. “Como estamos no mês de junho, apresentamos com nossos idosos um musical com o tema festejo junino, trazendo animação, brilho, vitalidade, muita diversão, e fortalecendo o vínculo com a comunidade. Sensibilizando a sociedade para a necessidade de proteger, cuidar e celebrar a longevidade da população idosa”, explicou. 

Aprovação 

Segundo a conselheira municipal da Saúde da UBS, Maria Raimunda dos Santos, que integra o grupo, foi a partir dele que ela enxergou uma nova forma de viver. “Esse grupo representa um momento de alegria, união, motivação. Faço questão de participar de todas as atividades porque estar ao lado dos meus amigos e interagir com eles é também uma forma de cuidar da minha saúde”, revelou. 

O grupo proporciona às pessoas da terceira idade uma vida ainda mais saudável, sem dar chance ao ócio e ao isolamento, principalmente, com o grupo de teatro, conduzido pela agente comunitária de saúde, Rousemeri Santana. “O ser humano tem uma necessidade inata em trocar gestos de amor expressados por meio da compreensão, do interesse mútuo, da empatia, do toque, das carícias, de palavras afetuosas e de atenção. Na velhice, essa troca assume uma importância cada vez maior. O brilho no olhar, a gratidão ao próximo e a vontade de viver nunca se apagam nesse grupo de idosos”, enfatizou.