Obra da Maternidade do 17 de Março está em fase estrutural

Obras e Urbanização
18/06/2019 15h34

Quando o prefeito Edvaldo Nogueira assinou a ordem de serviço para o início das obras da primeira maternidade municipal, sediada no bairro 17 de Março, surgia ali um horizonte de políticas públicas voltadas às mulheres, sobretudo, às que mais precisam do serviço de saúde destinadas a gestantes, parturientes e puerperas. O local, estrategicamente escolhido, vai atender, o público feminino de regiões carentes, como os bairros 17 de Março, Santa Maria e da Zona de Expansão. 

Embora iniciados há pouco mais de dois meses pela Prefeitura de Aracaju, através da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), os serviços para dar forma à parte estrutural do empreendimento seguem a todo vapor . Atualmente, 50 operários trabalham na base onde será erguido o novo prédio. Os profissionais se dividem na construção dos aterros de fundação, sapatas, vigas e pilares, além da confecção dos equipamentos por onde passarão as instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias.

A engenharia empregada nesta fase da obra será importante para suportar a grandiosidade da nova unidade médico-hospitalar. Para se ter uma ideia, a maternidade ocupará uma área de 7.589,92 m² e contará com quatro pavimentos. O projeto inclui duas salas cirúrgicas, uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), 25 salas e dois elevadores. A unidade também terá 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva neonatal (UTIn); 10 leitos de Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional (UCINCo); cinco leitos de Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru (UCINCa); 50 alojamentos conjuntos, para as mães e bebês.

Os compartimentos destinados às cirurgias contará com três leitos de recuperação pós- anestésica; três leitos de cuidados intermediários; dois leitos de estabilização; nove leitos de aplicação de medicação e observação; oito quartos PPP. Por fim, o estacionamento terá capacidade para 95 veículos e disponibilizará três vagas exclusivas para ambulâncias.

Todo este investimento na construção da nova maternidade totaliza mais de R$ 16,7 milhões, conveniados entre a Prefeitura de Aracaju e o Governo Federal, e o prazo estimado de entregá-la à população será no segundo semestre de 2020. 

O presidente da Emurb, Sérgio Ferrari, elencou os detalhes da obra. "Do ponto de vista técnico, é uma obra que abrange vários ângulos, como projeto arquitetônico, medidas dos compartimentos destinados a cada atividade médica, elementos de acessibilidade e, para um prédio suportar todo este escopo, precisa de uma fase estrutural bastante integrada e consistente. Em seguida, quando forem erguidas as paredes e colunas de concreto, a obra ganhará forma ainda com mais velocidade", explicou Ferrari.