Profissionais do Projeto Corujinha são atualizados sobre imunização

Saúde
18/06/2019 17h14

A Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), realizou uma intervenção educativa para atualizar os profissionais do Projeto Corujinha, o qual garante as principais vacinas aos recém-nascidos nas maternidades públicas Santa Isabel e Nossa Senhora de Lourdes. A ação, promovida pelo Programa Municipal de Imunizações, ocorreu na manhã desta terça-feira, 18, no auditório da SMS.

“O objetivo é qualificar o serviço e melhorar a segurança da assistência prestada aos recém-nascidos e também com orientações voltadas às genitoras, para que elas procurem as Unidades Básicas de Saúde (UBS) para dar continuidade ao calendário vacinal. O nosso propósito é melhorar sempre as coberturas vacinais”, explicou a coordenadora do Programa de Imunizações e Doenças Imunopreviníveis da SMS, Ilziney Simões.

Segundo a coordenadora, este encontro foi uma solicitação do Programa Saúde da Criança, do Adolescente e do Jovem (PSCAJ), que é responsável pelo Projeto Corujinha e sentiu a necessidade de ofertar orientações e atualizar os profissionais. Além da técnica do PSCAJ, Ana Elisabete Silva, também participaram do evento as técnicas do Programa de Imunizações, Gabriella Souza Duarte e Ana Virgínia Santos Melo, e a fiscal da Rede de Vigilância Sanitária e Ambiental (Revisa), Flávia Brasileiro, que auxiliou nas explicações das orientações sobre a conservação dos imunobiológicos (vacinas).

A auxiliar de enfermagem do Projeto Corujinha que trabalha na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, Josevanda Machado Trindade, disse que este tipo de treinamento é muito importante. “É muito bom porque sempre surge algo novo e, assim, ficamos atualizados, aproveitamos e tiramos as dúvidas. Na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, somos sete profissionais da Prefeitura que trabalhamos com o Corujinha, nós vacinamos em média 22 crianças por dia, mas, na Santa Isabel, o fluxo é maior, são cerca de 30 por dia”, esclareceu.