Prefeitura promove ações para as famílias oriundas da invasão Morro do Avião

Assistência Social e Cidadania
18/06/2019 17h53

A Prefeitura de Aracaju continua garantindo direitos às mais de 400 famílias que estavam instaladas na antiga invasão Morro do Avião, que foram contempladas com unidades habitacionais no bairro 17 de Março. Equipes da Secretaria Municipal da Assistência Social fazem o acompanhamento das famílias, ofertam os serviços da Política de Assistência Social e realizam capacitações com o intuito de estimular o ingresso no mercado de trabalho e promover a qualidade de vida.

O projeto ‘Técnico Social’, idealizado pela Secretaria da Assistência Social, através da Diretoria de Gestão Social da Habitação, foi um dos oferecidos às famílias. Executadas pela Empresa Centro de Pesquisa Consultoria e Estudo de Mercado (CEPECEM), as ações do projeto tiveram como objetivo despertar e motivar as famílias para as novas condições de habitabilidade, as relações com o meio ambiente e estimular o ingresso no mercado de trabalho.

Durante seis meses, os moradores foram contemplados com cursos de capacitação, palestras, rodas de conversas, entre outras atividades. Segundo a diretora da Gestão Social da Habitação, Rosária Rabelo, as intervenções são necessárias para que as famílias garantam os seus direitos e superem a situação de vulnerabilidade social. “A necessidade de garantir o acesso digno à moradia implica lidar com as questões relacionadas à provisão habitacional em seus diversos aspectos. Deve-se ir, portanto, além do entendimento de que o combate ao déficit habitacional esta restrito à construção de unidades habitacionais, mas também ao direito ao acesso à cidade e aos novos patamares de cidadania e qualidade de vida. E disso que está imbuído o trabalho social realizado”, pontuou.

Entre os cursos ofertados estão o de serviços gerais e o de informática, que foram disponibilizados na unidade da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) que fica instalada no bairro. “O nosso intuito é justamente mostrar que a nossa preocupação é, acima de tudo, com as famílias, e fazer com que elas garantam os seus direitos. Estamos aqui fortalecendo os vínculos familiares, dando todo o suporte necessário, promovendo capacitação para que os nossos usuários estejam qualificados e tenham mais chances de conseguir uma vaga no mercado de trabalho. O projeto vai muito mais além. Estamos buscando incluir essas famílias e fazer com elas garantam o bem estar”, disse. 

O porteiro Edson Paulino dos Santos não perdeu a oportunidade de garantir mais conhecimento. “Foi muito importante e só tenho a agradecer a todos os responsáveis pelos cursos, conversas. Foi, de fato, um momento de muito aprendizado. Além de ser porteiro de um prédio, agora, sei que tenho mais possibilidades com o curso de informática”, reforçou.

Trabalho em Conjunto

Todo o processo de acompanhamento das famílias foi feito através de uma articulação entre a Secretaria Municipal da Assistência Social, por meio da Diretoria de Gestão Social da Habitação e do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Maria Diná de Menezes, da Caixa Econômica Federal e da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho.