Prefeitura de Aracaju leva orientações às gestantes do bairro Santa Maria

Saúde
19/06/2019 17h45


Gestantes moradoras do bairro Santa Maria participaram de palestra sobre saúde bucal realizada Prefeitura de Aracaju, por meio do Programa de Saúde Bucal, da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), no grupo Cirandas de Maria.

Em encontros semanais, o Cirandas de Maria  orienta as gestantes sobre riscos da gravidez, alimentação, trabalho de parto, primeiros cuidados com o bebê, amamentação e direitos garantidos. Além de receber cuidados, as mulheres participam de oficinas, atividades de integração e visitas a maternidades.

De acordo com a coordenadora de Saúde Bucal Iucema Santana, a palestra de orientação é um espaço de construção, pois durante a gravidez a mulher passa por muitas transformações e apesar dos avanços da odontologia, algumas gestantes ainda acham que o tratamento odontológico deve ser evitado.

“Com o pré-natal adequado, a saúde da gestante se torna muito mais saudável e com qualidade. O objetivo foi tirar dúvidas sobre os principais mitos e verdades durante o atendimento odontológico, levamos muitas orientações e mostramos que a saúde bucal da mãe influencia diretamente a saúde do bebê, podendo provocar baixo peso ou partos prematuros”, alertou.

Ainda de acordo com a coordenadora da SMS, durante todo o período gestacional a mãe pode e deve se consultar com o cirurgião-dentista. Geralmente as gestantes já são encaminhadas pela equipe da enfermagem para o atendimento odontológico. “Outra orientação importante é que o período mais adequado para procedimentos mais complexos é o segundo trimestre, ou seja, do quarto ao sexto mês de gestação, porém nos outros meses também devem ser realizados, sempre respeitando a complexidade do procedimento”, esclareceu.

Aprendizado

Maria Santos está grávida de três meses e destaca que essa palestra serviu muito para tirar as principais dúvidas que aparecem durante a gestação. “Estou grávida pela segunda vez, mais sempre tenho dúvidas de como cuidar da saúde da minha boca e dos cuidados com a alimentação, principalmente porque enjoo muito e não sei o que comer.

Como participar

O grupo Cirandas de Maria é aberto, assim qualquer mamãe se integrar. Por ter muita rotatividade, as mulheres ficam no grupo no período da gestação, assim, sempre tem novas gestantes. O Centro de Referência da Assistência Social (Cras) fica localizado na avenida Alexandre Alcino, 2577, no bairro Santa Maria.