Campanha de educação ambiental retorna à avenida Airton Teles

Serviços Urbanos
19/06/2019 17h19

A equipe de Educação Ambiental da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), retornou à avenida Airton Teles, no bairro Santo Antônio, nesta quarta-feira, 19. A avenida é uma das mais movimentadas da zona Norte de Aracaju e conta com um extenso canal de água pluvial, cujas cabeceiras têm sido utilizadas, principalmente, por comerciantes da região, para o descarte irregular de resíduos sólidos.
 
A equipe iniciou a ação por volta das 8h e concluiu no período da tarde. O trabalho exige conhecimento, disposição e paciência, pois muitos não querem nem parar para ouvi-la. Além do diálogo, os integrantes da campanha educativa distribuíram panfletos contendo explicações, simples e diretas, sobre os perigos causados pela forma irregular de descartar o lixo. O material chama a atenção para as doenças que podem ser adquiridas - dengue, febre tifóide, cólera e leishmaniose, etc - através da proliferação de bactérias e fungos que atraem baratas, ratos, moscas e mosquitos. Destacou, inclusive, que o lixo jogado nas ruas é levado pelas águas da chuva para dentro do próprio canal e dos bueiros, podendo ocasionar o represamento e inundação.
 
“Não é uma situação nova e até parece que as pessoas se acostumaram com aquela paisagem de lixo espalhado pelas proximidades do canal e dos bueiros. Sabemos que não é fácil, mas, continuaremos trabalhando para mudar essa realidade”, disse o diretor de Operações da Emsurb, Bruno Moares, que destacou, ainda, que essa foi a quinta vez, em menos de um ano, que a campanha educativa aconteceu na área, mesmo com a Prefeitura de Aracaju ofertando um serviço de coleta regular considerado eficiente pela grande maioria da população.
 
Lourinaldo da Silva trabalha em uma casa comercial no centro da avenida. Ele afirmou que nunca fez denúncia à Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) ou mesmo manteve contato com a Emsurb para informar sobre o ato de descarte irregular, mas, confessou lamentar a situação. "Eu tento fazer a minha parte. Mas, vejo muita gente jogando lixo onde não deve. A Prefeitura tem que cumprir o seu papel, mas, a população precisa ajudar", frisou. 
 
Anderson Nascimento, outro comerciário, garantiu que a prefeitura faz a limpeza todos os dias. "Falta consciência por parte dos moradores porque muitos deles, assim que o caminhão dobra a esquina, começam a jogar o lixo. É um absurdo!” disse.
 
“A coleta do lixo domiciliar na avenida é diária. Ainda fazemos, três vezes por semana, a coleta nos pontos de descarte irregular. A Airton Teles pode contar ainda com o programa Cata Treco, a coleta seletiva e o Ecoponto do bairro Industrial”, completou Bruno.

Denúncias
 
Descartar qualquer material em local irregular é crime, previsto na Lei Municipal vigente de nº 1.721/91. A lei pode penalizar tanto quem gerou os resíduos, quanto quem praticou o ato de depositá-los no local. As denúncias podem ser feitas à Guarda Municipal por meio do número 153 ou do Whatsapp (79) 98166-7790 e à Sema através do telefone 98149-2497 ou e-mai sema@aracaju.se.gov.br. A pessoa também pode contactar a SMTT pelo 118 ou a Ouvidoria da Emsurb pelo número 3021-9908.