Forró Caju 2019 contará com ônibus de videomonitoramento da Guarda Municipal

Agência Aracaju de Notícias
21/06/2019 16h31

Para garantir a segurança do público durante as quatro noites do Forró Caju 2019, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Defesa Social e Cidadania (Semdec), montou um amplo esquema de segurança para a festa e, assim, como na edição anterior, o evento contará com o ônibus de videomonitoramento da Guarda Municipal de Aracaju (GMA), um equipamento móvel para ações de combate e prevenção a delitos.

Acompanhando de perto cada detalhe dos preparativos do Forró Caju 2019, o prefeito Edvaldo Nogueira alinhou, na quarta-feira (19), junto ao secretário da Defesa Social, coronel Luís Fernando Almeida, e ao diretor-geral da GMA, subinspetor Fernando Mendonça, as ações de segurança da festa. Está assegurado o efetivo trabalho dos guardiões escalados para o evento, os quais cumprirão suas obrigações e garantirão a segurança do público nos quatro dias da festividade.

Para reforçar as ações de segurança na praça de eventos Hilton Lopes, local de realização do Forró Caju, a Prefeitura de Aracaju levará ao evento, pela segunda vez, a estrutura de videomonitoramento da Guarda Municipal, um ônibus equipado com câmara tipo speed dome, ferramenta moderna que permite monitorar grandes ambientes com agilidade e qualidade de imagem.

De acordo com o secretário da Defesa Social e Cidadania, a speed dome utilizada pela GMA é um modelo que possui alcance de 500 metros.  “Essa câmera possui uma antena que ajuda a captar imagens com boa nitidez. Além disso, tem um sistema de gravação que permite o registro ininterrupto de imagem pelo período de 30 dias. Esse ônibus tem sido muito útil para registro de imagens”, explica o coronel Luís Fernando, ao destacar que o equipamento possui alto fator de zoom, que possibilita a visualização de detalhes, como os faciais, a uma grande distância.

“Em 2018, tivemos um Forró Caju com baixíssimas ocorrências devido a todas as ações desenvolvidas pela Guarda. Uma boa revista na entrada, não deixar passar arma branca e muito menos arma de fogo, e o ônibus, que nos tem sido bastante útil. Esse ano ele vai estar novamente na praça de eventos, posicionado em local estratégico, captando toda a área do Forró Caju, então a câmera poderá pegar qualquer local, e a qualquer indício de confusão, brigas ou outros problemas, a câmera é capaz de focar, identificando possíveis infratores e assim os guardiões poderão entrar em ação”, garante Luís Fernando.

O Forró Caju 2019, realização da Prefeitura de Aracaju com patrocínio do Ministério do Turismo, faz parte do Planejamento Estratégico da gestão Edvaldo Nogueira.