Prefeitura de Aracaju garante segurança para o Forró Caju 2019

Defesa Social e Cidadania
21/06/2019 13h41

Para a segurança interna do Forró Caju 2019, haverá a atuação de, aproximadamente, 300 profissionais, entre seguranças particulares e guardas municipais. O efetivo ficou definido a partir de contrato emergencial, diante da desistência de 180 guardas, que atuariam de forma extraordinária. A medida adotada pela Prefeitura de Aracaju para garantir a tranquilidade da festa reflete o compromisso com os aracajuanos, que irão aproveitar a programação na praça Hilton Lopes, entre os Mercados Centrais, nos dias 23, 24, 28 e 29.

De acordo com o secretário da Defesa Social e da Cidadania, Luís Fernando Almeida, esses 180 guardas atuariam fora do seu horário de trabalho, recebendo hora extra. "Como esses guardas desistiram de fazer o trabalho, nós vamos atuar com o policiamento ordinário, com quem estiver escalado no dia do evento. Para suprir a necessidade e complementar o efetivo fizemos uma contratação emergencial de segurança privada, que atuará no interior do evento, como ocorre nas festas particulares", ressaltou.

O secretário afirma ainda que os 240 seguranças contratados trabalharão desarmados. Haverá, também, o apoio da Policia Militar de Sergipe. "Contaremos com o apoio da Polícia Militar, que estará fazendo o policiamento periférico e irá disponibilizar, na entrada do evento, dois carros de desarmamento, para que os policias que forem aproveitar a festa possam deixar as suas armas em segurança", reforçou.

Além da atuação na área interna do Forró Caju, haverá atuação nos terminais de integração da capital, com a operação Terminal Seguro. " Manteremos efetivo nos terminais para que os foliões possam se deslocar com maior tranquilidade", indicou Luís Fernando. Ele reforça que entre os diferenciais do esquema de segurança, neste ano, está a revista, não apenas na entrada do evento, mas também na saída. " A pessoa que estiver com a intenção de ir para o evento para furtar celular, será revistada e se estiver com celular de outra pessoa, será preso em flagrante", destacou.

Para fortalecer o combate ao furto de celulares, uma parceria foi firmada de forma inédita para cadastramento no serviço "Alerta Celular". A secretaria da Defesa Social, através do Procon Aracaju, atuará nos quatro dias de programação, junto a Polícia Civil, para cadastrar o público no serviço. "Diante desse cadastramento, a pessoa que, por ventura, tenha seu celular furtado terá assegurado que esse celular não funcionará nas mãos de outra pessoa, pois será bloqueado", explicou. 

A base móvel de videomonitoramento estará em operação no local para garantir efetividade e agilidade da atuação. " A tecnologia é forte aliada no processo de segurança, na capital. Uma gestão inteligente, que otimiza os serviços e garante maior efetividade às ações, como ocorreu no ano passado, quando o ônibus da GMA foi lançado em ocasião do Forró Caju. Estamos prontos para atuar de maneira preventiva e também ostensiva, para que o público aproveite a festa com o máximo de tranquilidade", concluiu.

Forró Caju 2019 

O Forró Caju é uma realização da Prefeitura de Aracaju com patrocínio do Ministério do Turismo.