Comerciantes dos mercados centrais rememoram tradição do Forró Caju

Agência Aracaju de Notícias
22/06/2019 08h30

Na Praça de Eventos Hilton Lopes, localizada entre os Mercados Centrais de Aracaju, o palco de uma das principais festas juninas do Nordeste brasileiro se ergue para receber aracajuanos e turistas: o Forró Caju 2019, uma realização da Prefeitura de Aracaju, com patrocínio do Ministério do Turismo.

Durante o ciclo junino, os mercados centrais se transformam no berço desta festa popular,  atraem turistas de todo o país e causam uma sensação de nostalgia nos comerciantes que ganham a vida no local e têm o privilégio de acompanhar de perto, anualmente, os preparativos do maior evento junino da capital.

“Quando chega o mês de junho a gente fica eufórico e já entra no ritmo do forró, na contagem regressiva para a festa começar. É sensacional fazer parte dessa tradição, de ser aracajuano e poder receber os turistas aqui onde a festa acontece”, afirma a comerciante local Lauanna Greise Soares da Silva, que acompanha o Forró Caju há dez anos.

O Forró Caju está na vigésima quinta edição, mas a emoção de recepcionar os turistas é a mesma, todos os anos, para o comerciante José Barbosa de Jesus. “Acompanho o Forró Caju aqui no mercado há mais de vinte anos e até hoje me lembro da primeira vez que vi a festa acontecer. Tinha muitos turistas, muita gente alegre, feliz e ansiosa. E fui revivendo isso a cada ano e também vi os mercados acolherem a festa. Quando se fala em Forró Caju, lembramos também dos mercados, afinal é aqui que a festa sempre acontece”, destaca o comerciante.

“O forró faz parte da cultura do nordestino e o São João na capital sem Forró Caju não é São João, ou seja, falta alguma coisa. E está aqui vendendo e vendo toda a estrutura ser montada é gratificante”, explica o comerciante Degenal Vieira Ribeiro, que diz ter boas expectativas para o Forró Caju 2019.

Para o agente de segurança, Adson Nunes de Souza, o Forró Caju é uma festa diferente, já que as pessoas são contagiadas pelo clima da folia. “Conheço o Forró Caju e já vim muitas vezes. É um clima diferente, porque a cidade é visitada por turistas, o povo sai um pouco da rotina, tem uma festa boa para ir. Para mim, o São João dos mercados não vê a hora da festa começar para poder dançar e cair na folia é o melhor do Brasil”, avalia Adson.

“O Forró Caju é uma festa diferente porque não é apenas dançar. Podemos conversar com um amigo, com a esposa, tomar uma bebida. É um evento que une as pessoas, e tem melhorado a cada ano”, analisa José Barbosa de Jesus.

O empresário Pablo Gomes escolheu Aracaju como morada e vê na tradição dos mercados em receber a festa como uma forma de divulgação do que há de melhor na capital. “Manter essa tradição é importante porque divulga para o resto do país tudo aquilo que Sergipe oferece: seu artesanato, culinária e o próprio forró. Eu como um bom baiano não vejo a hora da festa começar para poder dançar e cair na folia”, revela Pablo.