Turistas da terceira idade têm recepção especial com tour da Marinete do Forró

Indústria, Comércio e Turismo
22/06/2019 15h45

A população de idosos no mundo tem aumentado e o Brasil segue essa tendência. Segundo dados do IBGE, nos últimos anos o número cresceu 19% no país e ultrapassou a casa dos 30 milhões em 2017. Atenta a essa realidade, a Prefeitura de Aracaju, nos últimos dois anos e meio, tem fortalecido ações nas áreas da saúde, mobilidade, serviços urbanos e também no turismo, com vistas a preparar a cidade para os que aqui residem e para os que a visitam.

Assim, neste sábado, 22, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo (Semict), recepcionou um grupo de 25 idosos vindos da cidade de Itabuna, sul da Bahia. E para conhecer os atrativos da cidade, o grupo foi acolhido com um tour especial a bordo da Marinete do Forró. 

“É um grupo que temos toda atenção e o Planejamento Estratégico da gestão Edvaldo Nogueira foi cuidadoso com ações para a melhoria da qualidade de vida dos idosos e esse tour, com esse simpático grupo de Itabuna, faz parte de avaliações que estamos desenvolvendo na secretaria para conhecer o perfil e atrair cada vez mais turistas nessa faixa de idade”, destacou o secretário Marlysson Magalhães.

A servidora Carla Levita é turismóloga e tem estudado o tema do envelhecimento da população e as oportunidades para os segmentos do turismo. “É importante estarmos atentos a essas modificações nas faixas etárias da população. Os idosos constituem um público expressivo no desenvolvimento do turismo, tanto pela sua disponibilidade de tempo quanto pelo seu poder aquisitivo. Por isso estamos estudando na Semict as manifestações ocorridas nesse mercado nos últimos anos e quais são as suas tendências futuras. É um potencial turístico a ser explorado que requer um planejamento que favoreça parcerias com vistas a satisfazer as crescentes demandas desse público, que é altamente experiente, informado e exigente”, explica.

Tour da Marinete 

O tour teve início às 8h30 e cumpriu um roteiro apropriado às expectativas do grupo. No roteiro, o grupo conheceu o Calçadão Formosa Aracaju, o Largo da Gente Sergipana e os mercados centrais, oportunidade em que conheceram, além do artesanato, comidas típicas e a alegria do vai e vem de pessoas e a praça de eventos onde a Prefeitura realiza o Forró Caju 2019, maior evento junino da capital que será aberto no próximo domingo, dia 23.

Antes da ignição do Seo Domingos, condutor “oficial” do veículo, a turma já demonstrava muita animação dentro da Marinete, acompanhando as músicas cantadas pelo trio pé-de-serra e ensaiando passos de forró com o casal de dançarinos. A guia de turismo Valeska Lima dava o tom da alegria e informações sobre o roteiro. 

Na primeira parada, no Calçadão Formosa Aracaju, a colocação da pulseira de acompanhamento, uma medida de segurança que se transforma em souvenier ao término do passeio. A servidora Adeilde Queiroz coloca a pulseira na coordenadora do grupo, Rita Costa Sobrinho, que não economiza elogios e agradecimentos pela recepção. “Estou apaixonada pela recepção calorosa de vocês. A cidade está muito bonita e essa flor de pessoa, a Adeilde, que nos recebeu muito bem, atenciosa, e esse passeio é algo inexplicável de tão bacana. Estamos muito felizes por vocês terem nos recebido de maneira tão maravilhosa”, declarou agradecida e emocionada.

No Largo da Gente Sergipana, um verdadeiro congresso de turistas se formou com a chegada da Marinete. Com o triângulo, a zabumba e a sanfona no comando do forró, não demorou para vários grupos de estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará e Piauí se integrarem ao grupo de Itabuna. Virou arraial, uma grande celebração de amizade, alegria, fotos no Largo e no interior da Marinete. 

O veículo ficou cheio de turistas dos outros grupos para sessão de fotos. Não cabia mais ninguém e o jeito foi se espremer fora dele na busca do click salvador. “Que maravilha, estou muito feliz, está tudo muito lindo. Eu já conhecia a cidade, mas agora ela está muito mais bonita, está nota 10, e quando voltar pra minha cidade, Ibicaraí, vou recomendar a todos que visitem Aracaju. E eu estarei no passeio também, claro”, garantiu-se a também coordenadora do grupo, Edna Vieira.

A turista do Piauí, Rita Gonçalves, antes de seguir com seu grupo também quis deixar sua declaração de carinho pela cidade. “Gostei muito da cidade, um povo muito acolhedor, um clima muito gostoso, uma cidade plana para caminhar, limpa, organizada, muito linda a cidade de vocês. Vou conhecer os mercados e quero conhecer também o Forró Caju e outros festejos. Tô gostando de tudo que vi em Aracaju”, disse. 

A última etapa do passeio foi nos mercados Antônio Franco, Thales Ferraz e Maria Virgínia Leite Franco, lugares que os turistas desejam explorar com mais tempo nos próximos dias. Também visitaram o Centro de Atendimento ao Turista (CAT) e conheceram a praça de eventos onde será realizado o Forró Caju 2019. 

“Estou encantado com esse passeio e é preciso agradecer e elogiar essa receptividade que vocês estão tendo com a gente, nos acompanhando em um passeio tão rico em descobertas e tão divertido. Vocês sabem como receber bem o turista. E já que estamos no período junino, vamos conhecer as festas de vocês, principalmente o Forró Caju, curtindo o nosso forró, que é a nossa raiz”, declarou John Costa Sobrinho, prometendo que outras excursões acontecerão com novos grupos e que ele estará presente. “Assim que mostrarmos os registros desse passeio tenho certeza que voltaremos com mais grupos”, assegurou.