Estruturas do Forró Caju 2019 obedecem às normas de segurança

Defesa Social e Cidadania
23/06/2019 15h00

Vistoria feita pela Prefeitura de Aracaju, neste domingo, 23, por meio da Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), atestou a observância das normas de segurança na instalação de toda estrutura do Forró Caju 2019, uma realização da Prefeitura da capital, com patrocínio do Ministério do Turismo. A fiscalização e o acompanhamento da montagem das estruturas da festa foi realizada pela Defesa Civil de Aracaju, desde a chegada dos primeiros competentes.

O secretário da Defesa Social e da Cidadania, Luís Fernando Almeida, indica que todas medidas foram adotadas de forma preventiva, para garantir a segurança estrutural do evento. “Temos realizado esse acompanhamento com rigor, para assegurar que a festa ocorra com tranquilidade e alegria. Apesar de todas as medidas terem sido adotadas de forma preventiva e obedecendo as determinações legais, estaremos com as equipes de Defesa Civil, em todos os dias de programação, realizando o monitoramento das estruturas”, destacou o secretário.
 
Segundo o coordenador da Defesa Civil, major Sílvio Prado, todos os requisitos foram atendidos para que houvesse a liberação do evento. “As estruturas foram devidamentes montadas conforme o projeto apresentado pela empresa. Atestamos a qualidade dos materiais utilizados e recebemos, de maneira adequada, todas as Anotações de Responsabilidade Técnica (ART’s) necessárias”, explicou.
 
O coordenador reforça que foram recolhidas as Anotações de Responsabilidade Técnica (ART’s) de montagem e desmontagem, de teste de carga e execução de teste de carga, assim como ART elétrica e do projeto de combate a incêndio e pânico. “Identificamos a boa qualidade dos materiais empregados na obra”, confirmou Sílvio Prado.
 
Além disso, o coordenador reforça que todos os dispositivos e medidas de proteção contra incêndio e pânico estão em condições adequadas. “Inclusive, o Corpo de Bombeiros já liberou o evento para funcionamento”, pontuou o major Sílvio Prado, que assegura a instalação apropriada de todas as saídas de emergência, sinalização e iluminação, em conformidade com o projeto.

Uma nova determinação do Corpo de Bombeiros, também vem sendo cumprida, como afirma o coordenador. “A identificação da saída de emergência foi colocada também na parte externa, para que as pessoas que estacionam veículos ou montam algum tipo de estrutura temporário durante o evento não façam isso na área onde está localizada a saída de emergência”, alertou.

Para reforçar a segurança e auxiliar o público diante de alguma situação emergência, o evento contará com a atuação de 40 brigadistas, dispostos em locais estratégicos. “Todos esses profissionais estão preparados e orientados para atuar de maneira a reduzir riscos e contribuir com a segurança do público”, destacou o coordenador da Defesa Civil.

Vale ressaltar que as vistorias das estruturas ocorrem também após cada dia de evento, para verificar se houve algum tipo de deformidade nas estruturas. “Essa é uma atuação preventiva, para que as correções que sejam necessárias sejam efetuadas antes que o evento retome as atividades”, ressaltou Sílvio Prado.