Saúde realiza 40 atendimentos no Posto Médico durante os dois primeiros dias de Forró Caju

Saúde
25/06/2019 11h41

Disponibilizado pela Prefeitura de Aracaju ao público que festeja no Forró Caju 2019, o Posto Médico Avançado, montado pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) na Praça de Eventos Hilton Lopes, realizou 40 atendimentos nas duas primeiras noites do maior festejo junino da capital, nos dias 23 e 24. Foram 37 atendimentos clínicos, três casos cirúrgicos e apenas uma transferência.

A estrutura do Posto Médico Avançado do Forró Caju conta com sete leitos de observação, sendo um de estabilização e de cadeiras para observação, todos destinados à baixa e média complexidade. De acordo com o coordenador da Rede de Urgência e Emergência (Reue) da SMS, Júlio Cesar Marcellino Lima, a causa do baixo número de ocorrências se deve ao ambiente familiar e à segurança do evento, que foi excelente.

“O Posto tem uma escala diária montada com dois médicos, dois enfermeiros e seis técnicos. Realizamos atendimentos clínicos, fizemos suturas e estabilizações”, explica Júlio. Segundo afirmou, além dos leitos o serviço contou com uma Unidade de Suporte Básico [USB] e uma Unidade de Suporte Avançado [USA], prontas para possíveis remoções de pacientes às Unidades de Pronto Atendimento ou Hospitais de Aracaju. “A presença da Saúde é muito importante em eventos de grande público, os aracajuanos aproveitam com mais tranquilidade e mais protegidos", destacou o coordenador da Rede de Urgência e Emergência.

Diretor de Arte e Cultura da Funcaju, Nino Karvan, trabalhando na festa, precisou ser atendido no Posto e falou da importância de ter o Serviço da Saúde no espaço da festa. “A estrutura da Saúde está completa para socorrer até os casos mais graves com a remoção rápida dos pacientes por meio do SAMU”, salientou.

A estudante Iris da Silva Moura, que estava curtindo o festejo e precisou de atendimento, elogiou a assistência recebida no Posto. “É bom sabermos que, se precisarmos, seremos bem atendidos. Ao ver o Posto bem estruturado, me sinto mais segura por saber que posso contar com serviços de urgência e emergência na festa”, reconheceu.

De acordo com a médica Juliana Menezes, alguns casos que chegaram até o Posto foram ocasionados pelo exagero na ingestão de bebidas alcoólicas. A equipe também tem o papel de orientar os forrozeiros para que eles não extrapolem na hora de beber e dessa forma, possam aproveitar mais a festa.

“Este ano não tivemos nenhum caso de menor alcoolizado. Orientamos sobre a importância da boa alimentação e hidratação. Isso, com certeza evitou maiores problemas. Nossa estrutura foi preparada para garantir qualquer tipo de atendimento, mas destacamos que curtir os festejos de uma forma saudável é sempre a melhor opção", alertou a médica.

O Forró Caju 2019 é uma realização da Prefeitura de Aracaju, com recursos próprios e patrocínio do Ministério do Turismo, e faz parte do Planejamento Estratégico da atual gestão municipal. A festa segue nos próximos dias 28 e 29 com muita música e animação.