Prefeitura promoverá seminário sobre serviço destinado à população em situação de rua

Assistência Social e Cidadania
26/06/2019 17h10

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Assistência Social, promoverá, no próximo dia 4 de julho, o ‘Seminário sobre o Serviço da Abordagem Social do Município de Aracaju’. O evento, que será realizado a partir das 8h, no auditório da Ordem dos Advogados Brasileiros – Seccional Sergipe (OAB/SE), objetiva fomentar o diálogo sobre a estruturação do serviço na capital sergipana, dar visibilidade às pessoas em situação de rua e formalizar o diálogo com os diversos setores da sociedade que atuam na proteção e garantia de direitos do público-alvo do serviço.

A abordagem social é um serviço da Política Pública de Assistência Social executada com o intuito de identificar famílias ou pessoas em situação de risco pessoal ou social, que ocupam espaços públicos, a exemplo de praças, calçadas, estabelecimentos comerciais, entre outros locais. Por meio da abordagem é possível localizar supostas situações de trabalho infantil, exploração sexual de crianças e adolescentes, situação de rua, uso abusivo de drogas ilícitas e outras problemáticas.

Após esse processo de identificação, a gestão municipal atua na perspectiva de garantir direitos aos indivíduos que passam por algum desses tipos de violações de direitos, oferecendo acesso às demais políticas públicas da Rede de Proteção e Garantia de Direitos.

Atualmente, Aracaju conta com nove equipes da abordagem social, compostas por assistentes sociais, educadores sociais e psicólogos. Segundo o secretário municipal da Assistência Social, Antônio Bittencourt, o seminário será promovido em um momento muito oportuno, uma vez que o serviço passa por uma ampliação.

“A abordagem social é muito importante tanto para nós da Assistência Social, como para o prefeito Edvaldo Nogueira. Já temos o serviço como algo prioritário que está sendo potencializado. O seminário será uma excelente ocasião para estabelecermos parcerias com os diversos setores da sociedade com o intuito de ampliar o cuidado e a inclusão da população em situação de rua nos territórios”, destacou Bittencourt.

Para a gerente da Média Complexidade da Proteção Social da Assistência Social de Aracaju, Lucianne Rocha, o seminário visa formalizar o processo de compreensão, por parte da sociedade, sobre a política pública e consolidar a rede de apoio à população em situação de rua.

“Durante os nossos encontros para avaliarmos a oferta do serviço, percebemos que há essa necessidade de chamar os diversos atores da sociedade para discutir sobre a abordagem, que já é um trabalho que dar um suporte importante no atendimento e atenção aos cidadãos em situação de rua. A abordagem já é reconhecida no território, porém, dar ainda mais conhecimento aos diversos setores da sociedade que se encontram, muitas vezes com dúvidas, é essencial”, pontuou Lucianne.

O evento, que conta com a parceria da Comissão de Direitos Humanos da OAB/SE, é aberto ao público, principalmente aos diversos profissionais que atuam nas políticas públicas destinadas às pessoas em situação de rua e aos representantes do setor privado.