Prefeitura recolhe mais de 15 toneladas de lixo em eventos e pontos de venda de produtos juninos

Serviços Urbanos
26/06/2019 17h20

Durante o mês de junho, a capital sergipana se transforma em um verdadeiro arraial a céu aberto. Por toda a cidade, o que se vê são comemorações nos bairros, o que resulta também no aumento do consumo de produtos típicos dessa época. Por conta disso, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), intensificou as ações de limpeza nos locais das festividades e nos pontos de vendas de milho e fogueira. 

“A produção de resíduos foi grande em diversos locais a exemplo da Praça Ranulfo Prata, no entorno da Ceasa, do Mercado Milton Santos, no Augusto Franco, das avenidas Gasoduto, José Carlos Silva e das praças do Bugio, bairro Industrial, Santos Dumont e Siqueira Campos”, informou o diretor de Operações, Bruno Moraes. Segundo ele, nestas operações, foram recolhidas, até o momento, 15,74 toneladas de resíduos. 

Um cronograma de serviços diferenciado foi estabelecido para este período para atender com mais agilidade a limpeza tanto dos bairros, como dos pontos de comércio de produtos juninos. São cerca de 40 agentes, distribuídos em três equipes, fazendo a varrição e o recolhimento dos resíduos com o auxílio de dois caminhões compactadores. O diretor esclareceu ainda que este cronograma não interfere nos serviços de limpeza da cidade. 

Issac Pereira trabalha em uma das barracas instaladas com autorização da empresa municipal no conjunto Augusto Franco. Ele, que vende produtos como milho, amendoim e laranja, elogiou o trabalho da Emsurb tanto no processo para autorização de uso do espaço público, como nos serviços de limpeza. “É muito bom trabalhar em um ambiente limpo e de forma organizada".

No comércio de fogueiras, o trabalho também foi elogiado. “A organização do local nos ajuda a garantir boas vendas, pois os clientes preferem lugares com maior facilidade de estacionamento e que tenha produtos com qualidade. Por isso, nesses festejos, espero poder vender toda a minha mercadoria”, comentou dona Maria Moura que vende fogueiras há mais de 15 anos.