Prefeitura otimiza atendimento em serviços de psiquiatria na Rede de Saúde de Aracaju

Saúde
27/06/2019 07h00

Regularizar a oferta de consultas e diminuir a fila de espera é um dos desafios enfrentados pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Aracaju. Com esta propostas, a partir de junho, a regulação das consultas de serviços de psiquiatria passou a ser administrada pelo Núcleo de Controle, Avaliação, Auditoria e Regulação (Nucaar), que conseguiu otimizar as agendas dos profissionais.

Além de possuir uma Rede de Atenção Psicossocial (Reaps), a Saúde de Aracaju também oferta atendimento em saúde mental nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), as quais são referências psiquiátricas na Rede de Atenção Primária (Reap). São dez UBS para atendimento adulto e quatro para o público infantil.

Segundo a coordenadora da Reaps, Chenya Coutinho, no dia 7, a fila de espera para consultas em psiquiatria era de 433 pessoas. “Já no dia 14, com a regulação do Nucaar, conseguimos encaixar 143 pessoas. Com essa medida, registramos uma redução de 33%, comparando ao dado do dia 7. Encaixamos 143 pessoas só otimizando a agenda, ou seja, colocando os usuários em UBS da mesma região, ou em unidades mais próximas de sua residência, que não tivessem suas demandas de consultas de psiquiatria completas”, esclareceu.
 
Ainda de acordo com Chenya, a Secretaria Municipal da Saúde ainda não conseguiu contratar nenhum profissional psiquiatra, via Pessoa Jurídica, e, por este motivo, continua com Edital de contratação aberto no site da Prefeitura Municipal de Aracaju. “Os usuários que devem continuar indo a Unidade Básica de Saúde mais próxima da sua residência, e pelo sistema do prontuário eletrônico da entrada na solicitação de consulta de psiquiatra, o sistema de regulação Nucaar, indica a Unidade mais próxima que tiver psiquiatra sem demanda e faz o encaixe”, enfatizou.

Os atendimentos em psicologia, a partir de julho, também passarão a serem regulados pelo Nucaar e o retorno da consulta será marcado pelo próprio psicólogo, a partir da demanda e da necessidade de cada usuário; com isto a SMS fará com que mais pessoas tenham acesso ao serviço de psicoterapia.