Prefeitura de Aracaju encerra ações alusivas à Semana do Meio Ambiente

Agência Aracaju de Notícias
27/06/2019 12h26

Para reforçar as urgências de um planeta em degradação, a Prefeitura de Aracaju realizou a Semana do Meio Ambiente em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho. A programação teve início no último dia 3 e seria finalizada no dia 7, no entanto, por conta das fortes chuvas, as ações alusivas foram concluídas na manhã nesta quinta-feira, 27, no Parque Augusto Franco (Sementeira), por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) e parceiros. 

A manhã contou com uma programação iniciada às 8h, com o Coral da Deso e seguiu com contação de histórias, teatro ambiental da Energisa, trio pé de serra e a peça Ujacará da equipe de Educação Ambiental da Sema. Oficinas e exposição, com parceria com o Projeto Tamar, empresa Estre, Mamíferos Aquáticos, Universidade Federal de Sergipe (UFS) e outras instituições também fizeram parte da manhã. 

De acordo com a coordenadora da Educação Ambiental da Sema, Raphaella Ribeiro, as ações alusivas foram proveitosas. “Nosso objetivo é sempre sensibilizar o maior número de pessoas e, junto aos parceiros, conseguimos levar um grande público às nossas atividades. Conseguimos chegar a pessoas de todas as idades, através do lúdico. O meio ambiente clama por mais atitudes conscientes e isso é urgente. Não podemos pensar em fazer somente no futuro. A degradação vem acontecendo há muito tempo e é necessário agirmos no hoje, agora”, destacou. 

Com o intuito de sensibilizar, principalmente, os mais jovens, a Sema convidou escolas da rede municipal e privada para participar da manhã lúdica. Crianças de 5 a 12 anos, foram instigadas a pensar mais sobre as ações do presente e como essas ações podem afetar o futuro de todos. 

Uma das escolas participantes foi a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) José Conrado de Araújo. A professora Genieire Xavier destacou como a escola trabalha os temas ligados ao meio ambiente e a importância de sempre inserir crianças e adolescentes na conscientização. “Na rede municipal como um todo desenvolvemos muito o assunto através de músicas, peças teatrais e trabalhos em sala de aula. O conjunto de ações ajuda a fazer os alunos a pensar mais sobre o futuro e como cuidar do nosso planeta. Acho fundamental trazê-los a eventos como esse porque aproxima ainda mais da natureza e conseguimos sensibilizá-los ainda mais”, considerou. 

A pequena Vivian, de 9 anos, foi uma das alunas que fez parte do momento. Atenta à história do Ujacará, ela manteve os olhos atentos às árvores do parque. “O que mais gostei foi ver as árvores grandes que tem aqui. A gente até respira um ar mais leve. Eu gosto muito de árvores, acho lindas, por isso, acredito que devemos cuidar mais delas”, afirmou. 

Entre os alunos mais curiosos estava o Tairã, de 9 anos. Atento a cada explicação, a cada movimento, ele foi categórico ao dizer que gostava de tudo. “Achei tudo muito legal, bonito. Gosto da música, do teatro e adorei ver a exposição dos bichinhos e a história do Ujacará. Foi tudo divertido. Gostei também de aprender mais sobre como cuidar da natureza”, contou.