Arte e responsabilidade social marcam Festival Literário da Emef Sérgio Francisco da Silva

Educação
27/06/2019 11h55


Poesia, teatro, música e dança. A Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Sérgio Francisco da Silva, no bairro Lamarão, realizou nesta quinta-feira, 27, a culminância do seu primeiro Festival Literário, que envolveu todos os estudantes e objetivou o resgate da literatura infantil e infantojuvenil. Foram realizadas premiações para alunos e professores e exposições dos melhores trabalhos, além de oficinas.

O projeto foi trabalhado durante o mês de junho e movimentou toda a escola. “Percebemos que a nossa juventude está desmotivada para a leitura e a escrita, deixando de lado autores maravilhosos. No acervo da escola temos muitos livros interessantes que podem ser explorados no dia a dia, só faltava mesmo a motivação. Durante este mês, os professores orientaram os alunos, leram os livros com eles, ajudaram na confecção dos trabalhos e muita coisa boa foi produzida e agora estamos aqui para a premiação”, afirmou a diretora da Emef, Delma Araújo de Oliveira.

Os autores dos trabalhos premiados – alunos e professores – receberam medalha e um kit pedagógico com material escolar. Foram premiados os melhores cartazes, desenhos, redações e poesias. Após a premiação, os estudantes puderam visitar as salas com a exposição dos trabalhos dos colegas e ampliar os conhecimentos sobre autores brasileiros e internacionais. Durante a culminância ainda aconteceu contação de histórias e apresentações de teatro e dança.

O estudante Luan Santos Moura, de 13 anos, participou do concurso de poesia e escreveu sobre o racismo. “Eu escolhi esse tema porque vejo muitas pessoas desrespeitando outras por causa da cor ou da condição social dela. Um dos versos do meu poema foi ‘respeito não é branco nem é preto, e sim uma coisa que todos nós temos direito’. Eu acho um tema muito importante”, comentou Lucas. Além de escrever poesias, ele também participará da oficina de teatro. “Sempre gostei de assistir peças de teatro, mas nunca tive a oportunidade de participar de uma oficina, então agora vou aproveitar que tenho aqui na escola”, reforçou.

Oficinas

Além da arte, o Festival Literário também abordou temáticas sociais importantes. Com o apoio de parceiros, a escola promoveu diversas oficinas de acordo com a faixa etária dos estudantes. Para os alunos do turno da manhã – 1° ao 5° ano -, foram ofertadas oficinas de teatro, dança, redação, interpretação de texto e contação de histórias. Para o turno da tarde, voltado a alunos do 6° ao 9° anos, os temas foram orientação sexual e gravidez na adolescência, bullying, ética no uso das redes sociais e redação e interpretação de texto.

Com os estudantes da noite, composto por estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), foram organizadas palestras sobre saúde da mulher, preparação para o mercado de trabalho e lei Maria da Penha, além de abordar, também, bullying e ética no uso das redes sociais. Para a realização das atividades, a Emef Sérgio Francisco da Silva contou com o apoio não somente dos professores lotados na unidade, como também do Conselho Tutelar, Centro de Referência da Assistência Social (Cras), Conselho de Segurança do bairro Lamarão e União Brasileira de Mulheres.

“A gente está sempre trabalhando os temas transversais na Educação que são muito importantes para desenvolver o cidadão como um todo. Não podemos ser compartimentalizados, ensinando apenas português, matemática. O diferencial do professor é que, além deste tipo de conhecimento, também transmitirmos valores sociais, morais, éticos, que é o que está faltando na nossa sociedade. Nossa obrigação também é transmitir valores individuais e coletivos e humanizar a nossa educação, os nossos cidadãos”, explica Delma, diretora da escola.
elma.