Prefeitura age e atende demandas estruturantes do bairro Soledade

Obras e Urbanização
27/06/2019 16h34

Atenta ao que acontece na cidade, sobretudo em locais ainda com déficit de infraestrutura, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), trabalha para minorar possíveis problemas ocasionados pelas chuvas ou ausência de equipamentos necessários ao normal desenvolvimento urbanístico.

Nesse sentido, a gestão municipal executa, atualmente, nos loteamentos Isabel Martins e Jardim Bahia, situados no bairro Soledade, zona Norte da capital, serviços de terraplenagem, patrolamento, nivelamento do solo e criação de pequenos canais às margens das ruas pelas quais passam as águas pluviais.

Um leque de ações foi desenvolvido nos últimos dias para garantir a normalidade nas vias públicas. Para isso, a Prefeitura de Aracaju mobilizou um contingente de cerca de 20 profissionais, uma máquina patrol, uma retroescavadeira e uma caçamba para retirada de lama e colocação de material de base produzido na Diretoria de Operações da Emurb, com as propriedades físicas e de aderência mais adequadas para o tipo de solo da região.

Embora tenha planejado obras estruturantes para o bairro Soledade em seu Planejamento Estratégico, a atual gestão municipal atua no local, também, com medidas emergenciais. Sérgio Ferrari, secretário municipal da Infraestrutura, afirma que a Prefeitura, no momento, está executando uma obra no Jardim Bahia, que beneficiará 12 ruas com pavimentação, drenagem, rede de esgoto, sinalização horizontal e mais de seis mil metros quadrados de calçadas, a partir de um investimento superior a R$2,6 milhões.

“Ou seja, essa obra vai corrigir definitivamente todos estes problemas da localidade. Mas só podemos de fato fazer as intervenções mais complexas quando a Deso fizer a parte que lhe compete na interligação da rede de esgoto", explica Ferrari, ao destacar que tem mantido diálogo com a Companhia de Saneamento para acelerar as ações.

Ferrari esclarece, ainda, que já se reuniu em algumas oportunidades com moradores da localidade para explicar a competência de cada ente público. "Já recebemos moradores e mostramos o projeto de urbanização para o local. Mas não temos como controlar o clima e as chuvas recentes comprometeram o cronograma", afirma.

Ações na Euclides Figueiredo


Situação semelhante vivem os moradores da avenida Euclides Figueiredo. Lá, a Prefeitura executa obra de restauração do pavimento de cerca de 1,3km, complementação e interligação da drenagem da via com os loteamentos do entorno. São mais de R$7,4 milhões investidos na avenida para corrigir, definitivamente, os problemas de alagamento. Mas, assim como aconteceu no Jardim Bahia, as chuvas comprometeram a execução da obra e foi necessário deslocar equipes da Emurb para conter as águas das chuvas acumuladas no ponto mais baixo da via.

Nesta quinta-feira, 27, os serviços foram retomados e devem continuar pelos próximos dias. Até que o período chuvoso cesse, sempre terá uma equipe de plantão no local, e, quando a meteorologia prevê a diminuição das chuvas, a obra volta com força total.

Solicitação


Para solicitar algum serviço do órgão municipal, basta entrar em contato com a Assessoria de Comunicação, por meio do telefone (79) 3179-1619, pelo endereço eletrônico comunica.emurb@aracaju.se.gov.br, e pelos perfis no Twitter (@emurb) e no Facebook (www.facebook.com/Emurb).