Biblioteca Municipal Ivone de Menezes homenageia obra e arte de Guimarães Rosa

Cultura
28/06/2019 11h00

Pelo lugar de destaque no panorama da literatura brasileira, linguagem inovadora, singular estrutura narrativa e riqueza de simbologia dos seus contos, o escritor, diplomata, novelista, romancista, contista e médico Guimarães Rosa é tema de exposição encartada na Biblioteca Municipal Ivone de Menezes. A ação faz parte do projeto ‘Homenageado do Mês', da unidade.

Nesta exposição da Biblioteca Municipal Ivone de Menezes, unidade vinculada à Funcaju (Fundação Cultural Cidade de Aracaju), o visitante tem a oportunidade de conhecer sobre a vida e obra de Guimarães Rosa, por meio de uma galeria de imagens, painéis com a sua biografia, além de um mural com versos e reversos. A biblioteca disponibiliza um espaço aconchegante para a leitura dos principais livros, a exemplo do romance "Grandes Sertões: Veredas", considerado a obra prima de Guimarães Rosa.

“O fator que nos leva a homenagear Guimarães Rosa é o reconhecimento nacional de sua obra e por ele ter nascido no dia 27 de junho de 1908. No tempo modernismo o ‘Grandes Sertões: Veredas’ foi livro o de maior destaque. Tendo também ‘Sagarana’, ‘Magma’, ‘Tutameia’ que causaram uma polêmica literária muito grande na época, dentre outros. Guimarães Rosa é um escritor atemporal. Vale muito à pena vir conhecer essa história aqui na nossa exposição”, diz, convidativa, a coordenadora da Biblioteca, Nancy Lima.

A exposição está aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A Biblioteca Ivone de Menezes está localizada na praça Major Edeltrudes Teles, no conjunto Augusto Franco. Interessados em levar uma turma grande, é preciso agendar a visita por meio do telefone (79) 3179-6411.

O escritor

Guimarães Rosa nasceu na cidade de Cordisburgo, Minas Gerais, no dia 27 de junho de 1908. Desde cedo mostrou interesse por literatura e pela natureza. Em 1918, foi para Belo Horizonte. Formou-se médico em 1930, exerceu a medicina no 9.º Batalhão de Infantaria em Barbacena e pelo interior de seu Estado, onde recolheu importante material para suas obras. Foi diplomata entre os anos de 1938 e 1944. Poliglota, falava mais de nove idiomas. Seus primeiros trabalhos como escritor foram contos, publicados na revista O Cruzeiro, em 1929. A partir de então, vieram livros de coletânea de contos e seu único romance, Grande Sertão: Veredas.