Prefeitura divulga relação dos projetos pré-selecionados no concurso Criatividade e Inovação na Gestão Pública

Agência Aracaju de Notícias
28/06/2019 14h00

A Prefeitura de Aracaju divulga nesta sexta-feira, 28, os dez projetos selecionados para a etapa final do concurso “Criatividade e Inovação na Gestão Pública”, uma promoção da Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão (Seplog) e da Escola de Governo e Administração Pública (Esgap). A pré-seleção foi realizada pela Comissão de Avaliação, em reunião realizada na terça-feira (25).

A iniciativa é voltada para que os servidores ativos e inativos sugiram projetos ou práticas que aumentem a eficiência do serviço público municipal e melhorem a gestão e os serviços prestados à população. O resultado final com a relação dos três primeiros colocados será divulgado no próximo dia 22 de julho, após a realização da etapa final de apresentação oral de cada um proponentes, que acontecerá no dia 18 de julho, na Esgap.

Os três primeiros colocados receberão prêmios patrocinados pela Corretora Banese, Unit e Banco do Brasil. Já os demais participantes receberão certificados e irão compor um banco de boas práticas da Prefeitura de Aracaju.

Comissão

A Comissão de Avaliação é composta por Paulo do Eirado (superintendente do Sebrae), Rodrigo Rocha (superintendente do Instituto Euvaldo Lodi, da FIES), Guilherme Rebouças (especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental) e Diego da Costa (administrador e diretor do SergipeTec).

O dez projetos foram selecionados com base nos critérios previstos em edital lançado no dia 2 de abril deste ano: inovação (peso 3); resultados e/ou impactos (peso 2); utilização eficiente dos recursos (peso 1); parcerias (peso 1); participação dos beneficiários (peso 1); mecanismos de transparência e controle social (peso 1); grau de replicabilidade (peso 1); e grau de sustentabilidade (peso 1).

Relação dos dez projetos pré-selecionados para a etapa final do concurso, confira:

1 - C30 RCC'S e Tijolos ecológicos: utilizar tijolos ecológicos feitos com Resíduos da Construção Civil (RCC’s ) nas construções de casas populares e obras públicas.
 
2 - C32 Lab de Economia Criativa em Aracaju: o projeto tem como proposta a criação de um espaço de Economia Criativa fazendo adaptação de edificação já existente na Prefeitura de Aracaju.
 
3 - C19 Serious Game "Anjos Azuis": programa voltado para crianças do ensino Fundamental menor, em apoio aos benefícios que a aplicação de jogos digitais promove no processo de ensino-aprendizagem.
 
4 - C27 Casa Legal, papel na mão: aplicativo para celular que irá facilitar o cadastramento e a identificação das famílias que ocupam áreas urbanas consolidadas ou não e que buscam a regularização fundiária urbanística, ambiental, social e jurídica do seu imóvel.
 
5 - C29 Portal da Matrícula Online:
a Matrícula Online é um serviço que objetiva oferecer maior comodidade no processo de matrícula aos alunos que desejam permanecer ou ingressar na rede pública municipal de ensino da cidade.
 
6 - C5 Intervenções urbanas: tem como objetivo transformar espaços que acumulam resíduos da construção civil em áreas de convivência feitas com materiais recicláveis, como pneus. O ponto forte da intervenção urbana é a participação da comunidade, que é sensibilizada diretamente pela equipe de educação ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) e se envolveu em todas as etapas do projeto, desde o projeto à execução.
 
7 - C36 Guia Aracaju: propõe criar uma plataforma / serviço através do site da Prefeitura de Aracaju e divulgada nas redes sociais, que conecte viajantes que buscam Aracaju como opção turística a cidadãos locais que atuem como guias. A solução, que busca o estímulo ao comércio e atividade turística, entrega aos usuários uma contrapartida interessante: uma vez juntos, os participantes passam a ter acesso a vantagens e descontos conquistados com a rede de parceiros credenciada na estratégia.
 
8 - C34 Clube do leitor: pequenos sonhadores: possibilitar, através da leitura ou do contato com os livros, a construção de uma visão crítica de mundo, permitindo a formação de suas identidades enquanto cidadãos.
 
9 - C8 Calçadas de Ará: uma calçada Ideal é aquela que é larga, com faixa livre para circulação, é nivelada sem obstáculos, tem piso apropriado, é acessível (rampas e piso tátil), possui iluminação com altura apropriada ao pedestre, é sombreada com vegetação adequada ao meio urbano, conta com faixa de serviço, com pontos de descanso e atração (bancos e outros mobiliários urbanos), trazendo vida e segurança aos usuários.
 
10 - C4 Melhoria contínua na UBS: foi percebida uma dificuldade de acesso dos usuários a serviços de saúde e longas filas no período da manhã, antes mesmo das Unidades Básicas de Saúde (UBS) abrirem. Então, foi realizada uma força-tarefa por duas semanas visando entender a demanda e a forma de acesso estabelecida para os diferentes serviços, para assim, realizar os ajustes necessários e garantir o acesso de todos os usuários. Essa foi composta por uma equipe de profissionais das Secretarias Municipais da Saúde (SMS) e do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog) trabalhando em parceria.