Caps Dona Ivone Lara promove terapia com festejos juninos

Saúde
28/06/2019 10h50

Gerenciado pela Prefeitura de Aracaju, o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Infantojuvenil Dona Ivone Lara, localizado no bairro Getúlio Vargas, aliou à oficina terapêutica a celebração dos festejos, com muito forró, quadrilhas e brincadeiras.  O evento realizado, na nesta quinta-feira, 27, foi voltado para as crianças e adolescentes assistidos pelo Caps, familiares e servidores desta unidade da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

Segundo a coordenadora interina do Caps, Denize Eduarda da Silva Oliveira, esta ação promove visou à promoção da interação e socialização com a comunidade. “Todos se mobilizaram para fazer a festa, cada um ajudou a seu modo. Tivemos a parceria dos outros Caps e de outros serviços da Prefeitura, como o trio pé de serra disponibilizado pela Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju). A comemoração junina no Caps não é somente uma festa, é uma forma de cuidado que aumenta a autoestima dos usuários, dos familiares e dos servidores que se unem para que seja um sucesso”, enfatizou.

Além do trio pé de serra da Funcaju, apresentaram-se as quadrilhas do Caps Jael Patrício, do bairro Dom Luciano, e do Centro Especializado em Reabilitação Física e Intelectual (CER II - Ciras), do bairro Santa Maria. Houve brincadeiras como o estoura balão, corrida de saco, danças da laranja e da vassoura, como também muita comida típica e a presença ilustre da atriz sergipana Walkíria Sandes, convidada especial do evento.

Para a decoradora Vera Lúcia Barbosa, mãe da usuária do Caps Sofia Emily Barbosa, 12 anos, é muito importante ter este tipo de ação. “Aqui no Caps são realizadas muitas oficinas terapêuticas e quando há uma data festiva os técnicos adaptam a terapia, como agora com esta dos festejos juninos. Isso é muito bom para o desenvolvimento intelectual e motor da minha filha, desde os três de idade, quando descobri que ela era autista, que faço tratamento no Caps e estas festas fazem muito bem não só para ela, mas para todos aqui, porque nos envolvemos, eu mesma ajudo na decoração”, frisou.