Estruturas do Forró Caju 2019 são reforçadas e Defesa Civil de Aracaju faz nova vistoria no local

Defesa Social e Cidadania
28/06/2019 12h04

Para a retomada da programação do Forró Caju 2019, a Prefeitura de Aracaju se mantém atenta à segurança estrutural do evento. Assim, nesta sexta-feira, 28, a Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), por meio da Defesa Civil de Aracaju, realizou vistoria de palco, camarins, camarote e demais estruturas dispostas na praça Hilton Lopes, para garantir a tranquilidade e segurança do público nas próximas duas noites do maior festejo junino da capital, uma realização da gestão municipal com patrocínio do Ministério do Turismo.

O secretário da Defesa Social e da Cidadania, Luís Fernando Almeida, ressalta que as estruturas se comportaram bem, no último final de semana, e que o monitoramento, durante a noite, será realizado pela Defesa Civil. "Estaremos com as nossas equipes no evento para monitorar essas estruturas. Além disso contamos com a atuação de 40 bombeiros civis que contribuem de maneira significativa com a promoção da segurança do público. Todas as estruturas recebem atenção antes, durante a após a programação", destacou.

Com a emissão do alerta da Marinha do Brasil para a possibilidade de ventos fortes, na capital, entre os dias 27 e 29, a Prefeitura de Aracaju estabeleceu medidas preventivas que possam ampliar ainda mais a segurança. "Trabalhamos para que, se ocorrer esses ventos fortes, naquela região, as estruturas se comportem bem. Solicitamos à empresa responsável o reforço no estaiamento de todas as estruturas montadas. O que já pudemos constatar nessa manhã. Essa medida aumenta a estabilidade das estruturas deixando -as mais fixas ao solo", destacou o coordenador da Defesa Civil de Aracaju, major Sílvio Prado.

Luís Fernando reforça que às equipes estão em atenção, mas garante que todas as medidas de segurança foram adotas para que o evento ocorra com tranquilidade. "Antes mesmo de iniciar a montagem, recebemos as Anotações de Responsabilidade Técnica (ART's) necessárias à execução do projeto. As equipe de Defesa Civil realizaram avaliação da qualidade dos materiais utilizados, assim como todo o processo de montagem, para que obedecessem a todas as normas de segurança", afirma.

Entre as anotações de responsabilidade recolhidas estão a de montagem e desmontagem, de teste de carga e execução de teste de carga, assim como ART elétrica e do projeto de combate a incêndio e pânico. Além disso, todos os dispositivos e medidas de proteção contra incêndio e pânico foram verificados.