Prefeitura constrói canal entre os bairros Atalaia e Farolândia para melhorar drenagem da zona Sul

Obras e Urbanização
01/07/2019 06h12

Por intermédio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), a Prefeitura de Aracaju desenvolve um trabalho intercalado entre investimentos em obras estruturantes e ações preventivas de modo a consolidar as redes de micro e macro drenagem como equipamento adequado para dar vazão às águas pluviais.

Com essa proposta, em uma área situada entre os bairros Farolândia e Atalaia, a gestão municipal constrói, atualmente, um canal de macrodrenagem, a qual fará chegar à maré do rio Sergipe a interligação do sistema pluvial recentemente implantado no loteamento Barroso.

O canal será fundamental para absorver as águas da microdrenagem, em fase de implantação, do loteamento Barroso e de mais 13 vias da Farolândia, localidades nas quais a Prefeitura também executa obras de saneamento. Apenas nestes dois empreendimentos, a gestão municipal investe em mais de R$4 milhões, recursos aplicados na pavimentação de ruas, drenagem, construção de calçadas e sinalizações vertical e horizontal.

Com extensão que chega a mais de 800 metros, o canal começa no Barroso, atravessa um terreno particular e chega à avenida Beira Mar, onde uma ligação subterrânea, já construída, possibilitará às águas chegarem ao rio.

Com esta medida, o sistema de drenagem da zona Sul ganhará um suporte muito importante que desafogará outros pontos e evitará alagamentos. De acordo com o secretário municipal da Infraestrutura, Sérgio Ferrari, trata-se de mais um ganho para a drenagem.

"Mesmo com as obras em andamento, sentíamos a necessidade de criar um mecanismo que possibilitasse o deságue de águas servidas e pluviais. Foi então que estudos mostraram a viabilidade deste canal como equipamento de interligação, sem gerar mais custos aos cofres públicos e nem precisar cortar o pavimento de ruas adjacentes", detalha Ferrari.