Planejamento de segurança traçado pela Prefeitura assegura tranquilidade ao público no Forró Caju 2019

Defesa Social e Cidadania
28/06/2019 15h56

Nos dois primeiros dias de programação, o Forró Caju 2019 foi marcado pela tranquilidade e eficácia do esquema de segurança. Para a retomada do evento nesta sexta-feira, 28, a Prefeitura de Aracaju, realizadora da festa, que conta com patrocínio do Ministério do Turismo, espera um público ainda maior e se preparou para garantir uma atuação preventiva intensificada, mais uma vez, a todo público que participa do maior festejo junino da capital.

Entre as ações planejadas para o evento, a Prefeitura de Aracaju dispõe de um sistema de videomonitoramento que contempla toda área interna da festa, com 30 câmeras, além da base móvel de videomonitoramento. A atuação da Guarda Municipal de Aracaju (GMA) e mais 70 seguranças contratados, com o reforço das novas tecnologias, compõe a estratégia para garantir a tranquilidade no evento.

O secretário da Defesa Social e da Cidadania, Luís Fernando Almeida, ressalta a parceria com os demais órgãos de segurança do Estado. “Temos uma equipe bem preparada e experiente trabalhando na área interna do Forró Caju. O uso da tecnologia tem nos auxiliando bastante. Mas vale destacar a importante atuação da Polícia Militar de Sergipe (PM/SE), nas áreas externas ao evento, assim como a presença da Polícia Civil, que possui um espaço dentro da festa. Essa integração garante a segurança das pessoas que prestigiam a programação, tem feito a diferença e gerado resultados positivos”", destacou Luís Fernando.

Diretor geral da Guarda Municipal de Aracaju (GMA), o subinspetor Fernando Mendonça reforça que além da operacionalização do ônibus de videomonitoramento, há uma central montada no espaço do evento para, também, monitorar as demais câmeras distribuídas de maneira estratégica. "Esse material nos auxilia a identificar espaços com maior vulnerabilidade ou suspeitos e, assim, atuar de forma preventiva e ostensiva, se assim for necessário. Aliado ao nosso patrulhamento, esses métodos, resultam em uma atuação precisa e garante a rápida resposta diante de eventuais situações que necessitem da atuação da GMA", frisou o diretor.

O acesso do público à área interna da festa é controlada e o público passa por uma revista, medida que visa garantir que não entrem produtos ilícitos ou que ofereçam risco à população. "Essa é uma medida preventiva que temos intensificado. A revista ocorre de maneira rigorosa para que possamos reduzir possibilidades de incidentes dentro da festa", afirmou o secretário da Defesa Social.

Além dos seguranças contratados, o evento conta com a atuação de mais 70 profissionais de apoio, que atuam em áreas específicas, como é o caso de espaços com banheiros e outros onde são ofertados serviços ao público. Os agentes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe e mais 40 bombeiros civis integram essa rede de atenção e segurança ao público, que chegam ao evento com o objetivo de se divertir.

"Enquanto as pessoas estão curtindo, estamos em atenção para que todos possam ter a melhor experiência no Forró Caju. Esse é o compromisso da prefeitura de Aracaju com todos que vão até a praça Hilton Lopes neste final de semana", finalizou Luís Fernando.