Prefeitura intensificou fiscalização dos ambulantes no segundo final de semana do Forró Caju 2019

Serviços Urbanos
29/06/2019 13h06

Na sexta-feira, 28, representantes do Ministério do Turismo, acompanhados de fiscais da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), retomaram a vistoria dos ambulantes que ocupam o espaço interno da praça de eventos Hilton Lopes, local onde é realizado o Forró Caju 2019.

De acordo com a Diretoria de Espaços Públicos e Abastecimentos (Direpa), a intensificação deste trabalho, em todos os 179 pontos de venda distribuídos no espaço, tem por finalidade a garantia do cumprimento das normas estabelecidas no edital de chamada pública, divulgado no Diário Oficial do Município do último dia 10.
 
"Foram dois turnos, o primeiro começando por volta das 19 horas e o segundo às 21 horas. Verificamos, em cada um dos pontos, o uso do crachá de identificação e, ainda, se estão sendo cumpridas todas as normas estabelecidas, dentre elas, a de permanência do responsável pelo ponto comercial, registrado no dia da inscrição, no local de venda”, esclareceu o diretor da Direpa, Bira Rabelo.
 
O trabalho faz parte de um estratégico esquema que conta, desde o início do evento, com a participação de 65 fiscais e de outras 35 pessoas atuando no apoio administrativo. Ainda segundo o diretor, até o fechamento do primeiro turno, apenas 3 irregularidades foram registradas e a fiscalização continua neste sábado, 29, último dia do festejo.

Negociando drinques há mais de 25 anos, Ana Cristina dos Santos foi uma das muitas comerciantes que trabalhava cumprindo as normas acordadas com a empresa municipal. Satisfeita, ela reconhece a importância do trabalho. “As pessoas sabem o que não é permitido e ainda assim insistem em fazer errado.  A fiscalização ajuda comerciante, assim como eu, a vender seus produtos de forma correta e a não ser prejudicado por aqueles que não estão adequados”, comentou a proprietária.
 
O vendedor Dijenal Fernando Conceição compartilha do mesmo pensamento. "A regra é para ser cumprida, então pra mim esse trabalho é muito importante, feito com respeito, seriedade e que garante um espaço mais organizado pra todo mundo ", disse ele.

O Forró Caju 2019 é uma realização da Prefeitura de Aracaju, com recursos próprios e patrocínio do Ministério do Turismo, e faz parte do Planejamento Estratégico da atual gestão municipal.