Forró Caju 2019 tem ações do Previna Móvel e do plano de intensificação de combate ao Aedes aegypti

Saúde
29/06/2019 15h30

O Forró Caju 2019 é marcado pela multiplicidade de cores, sons, gostos, idades e estilos que se unem numa só vertente: a alegria. No entanto, a pausa no estresse cotidiano precisa estar aliada ao cuidado com o outro e consigo mesmo. Por isso, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), tem apostado nas grandes festas populares para potencializar ainda mais as ações de prevenção.

Com essa proposta, durante todas as quatro noites do Forró Caju 2019, o programa municipal de combate à IST/Aids, está com o Previna Móvel e realiza ações simultâneas, como a distribuição de preservativos e gel lubrificante, e a interação com o público no entorno do evento para orientar conscientizar a população forrozeira.

A secretária da Saúde de Aracaju, Waneska Barboza já colocou em prática o Plano de Intensificação das Ações de Combate ao mosquito Aedes aegypti. Embora a capital se mantenha na condição de médio risco em relação às doenças Dengue, Zika e Chikungunya, resultado do trabalho efetivo de prevenção desenvolvido pela gestão municipal.

“A adoção desse plano se justifica devido à situação de epidemia em municípios do interior sergipano e em cidades do Sul e Sudeste do país, por isto estamos hoje aqui no Forro caju, divulgando e alertando a população que precisa colaborar para não termos focos do mosquito. Todos juntos contra o Aedes aegypti”, esclareceu.

Segundo a coordenadora do Programa Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST/Aids), Débora Oliveira, para evitar a disseminação destas infecções e doenças, é importante sempre aproveitar grandes eventos para promover ações de prevenção com o público.

“Estamos distribuindo insumos como gel lubrificante, preservativos masculinos e femininos, além de orientar as pessoas. Nossa equipe esta percorrendo todo o evento, abordando a população e orientando sobre a importância de se prevenir. Mesmo com o grande número de preservativos à disposição, as pessoas ainda insistem em fazer sexo sem camisinha. O nosso trabalho de conscientização continua sendo feito”, informou.

O Garoto Camisildo interpretado por Bruno Thales, que curtiu a festa e alertou a população para o uso da camisinha, disse que a iniciativa da Prefeitura é bastante louvável. "No calor do momento muitos esquecem da proteção para o sexo seguro. Com a facilidade de acesso aos preservativos e outros insumos no Previna Móvel e nas distribuições em torno do evento, não existe desculpa para esquecer de se prevenir", enaltece.

O Forró Caju 2019 é realizado pela Prefeitura de Aracaju, com recursos próprios e patrocínio do Ministério do Turismo.