Capacitados pela Prefeitura, ambulantes comercializam no Forró Caju adequados às normas sanitárias

Formação para o Trabalho
29/06/2019 18h04

Para garantir a adequada comercialização de alimentos e bebidas na área interna do Forró Caju 2019, a Prefeitura de Aracaju, realizadora do evento, estabeleceu que, para comercializar no espaço da festa, os ambulantes interessados em participar do sorteio público dos pontos de venda deveriam possuir a certificação da Oficina de Boas Práticas e Manipulação de Alimentos, uma capacitação ofertada pela Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat).

Na hora de preparar o drink, nas vestimentas para vender o cachorro-quente, no armazenamento das cervejas que serão vendidas na festa. Em todos esses pontos existem formas adequadas para o ambulante agir, de modo a assegurar ao consumidor a qualidade dos produtos comercializados. Na qualificação ofertada pela Prefeitura de Aracaju, os comerciantes são orientados sobre como devem se comportar durante o manuseio dos produtos, que vai desde a higienização do alimento até o momento que ele será entregue ao cidadão.

Nesta edição do maior festejo junino da capital, que conta com patrocínio do Ministério do Turismo, a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) disponibilizou 179 pontos de comercialização para os ambulantes, por meio de sorteio público, todos com certificados da Fundat e Vigilância Sanitária validados. No Forró Caju, os comerciantes se mostraram satisfeitos com o que aprenderam na capacitação e estão aplicando as técnicas no trabalho que estão desempenhando nas quatro dias de forró. Com o certificado válido por um ano, os vendedores podem comercializar seus produtos não só no Forró Caju, mas em diversas festas juninas do estado.

Capacitação

Consciente da importância da capacitação que participou, o ambulante que trabalha vendendo cachorro-quente, José Feitosa, falou que procura seguir à risca tudo que foi ensinado pelos instrutores. Antes de ser ambulante, José conta que já foi garçom, o que facilitou o desempenho do seu trabalho ao longo de 15 anos. "A oficina me ajudou em tudo, porque o que foi ensinado, nós precisamos no dia a dia, como a utilização do álcool gel e a manipulação correta dos alimentos que vendo. Isso é muito importante, quando eu era garçom as empresas que trabalhei davam essas capacitações, e quando cheguei no curso, percebi a seriedade por ser o mesmo tipo de conteúdo transmitido para nós, ambulantes", explicou o ambulante, que pela terceira vez foi sorteado para vender no Forró Caju.

A família dos irmãos Ingrid Santos e Wendel Santos começou o negócio vendendo cervejas. Hoje, a família é proprietária de duas barracas de drinks que foram sorteadas para o Forró Caju. Eles também participaram da oficina de Boas Práticas. Ingrid Santos, 20, é a caçula dos irmãos e vem mudando os hábitos após a participação na capacitação. "Ela é fundamental, já é o segundo ano que participo e foi depois dela que começamos a usar toucas e luvas, antigamente ninguém usava. Lá [na oficina] foram muitas explicações de coisas que a gente não tinha noção de que não poderia ser usada", afirmou a Ingrid.

Os vendedores de bebidas lacradas (cerveja, refrigerante e água) também obtiveram a capacitação pela oficina. Mesmo sendo um produto que é vendido fechado, eles precisam de armazenamento adequado e higienização antes de serem colocados para refrigerar.  Segundo o casal de ambulantes, André Freitas e Cheila Batista, apesar de trabalharem apenas há quatro meses nesse ramo, eles têm muito cuidado com as bebidas e o local onde são colocadas. "Meu cuidado não é só com as bebidas, procuro limpar o isopor, se não ele fica com mal cheiro, passei fita nele para facilitar a limpeza, os clientes também observam essas coisas", disse André, que pela primeira vez vende no Forró Caju.

Trabalho aprovado

A organização dos vendedores na praça de eventos Hilton Lopes e a forma como eles estão trabalhando vem agradando os participantes da festa. O turista alemão Jackson Parelkones, 66, veio pela primeira vez a Aracaju e, ao consumir um produto comercializado na festa, aprovou a maneira que foi produzido. "Esse é o primeiro dia que venho e gostei muito da forma que foi organizado. Eu observei bem a maneira que [o alimento] foi preparado, eles prepararam bem, conforme os procedimentos. De forma correta", elogiou Parelkones.
arelkones.