Prefeitura desenvolve ações contínuas para melhorar a drenagem da zona Norte da cidade

Serviços Urbanos
02/07/2019 17h40

Por intermédio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), a Prefeitura de Aracaju desenvolve continuamente, de forma preventiva, ações de melhoramento da drenagem da rede pluvial da cidade. Com essa proposta, nesta terça-feira, 2, equipes da Emsurb realizaram a limpeza do canal da avenida Airton Teles, no bairro Santo Antônio.

Este serviço, realizado pela empresa municipal pelo método de barragem móvel, alivia a retenção das águas pluviais oriundas de outros canais da zona Norte e, com isso, evita acúmulos nessa região, que possui históricos de alagamentos. A metodologia utilizada somente em canais revestidos tem se apresentado eficiente na remoção dos sedimentos da parte interna do canal.  

“Por meio do barramento do fluxo da água podemos ter a real noção de como está o fundo do canal. É possível analisar ainda o nível de assoreamento e também de obstrução dos acessos do interior do canal. É um método muito efetivo, pois todos os sedimentos são retirados de forma minuciosa”, explicou o engenheiro e Coordenador de Transbordo, Transporte e Aterro Sanitário, Vinícius Almeida.

A estudante Bárbara Freitas, residente na rua Japaratuba, nas proximidades da avenida Airton Teles, afirma que, apesar dos esforços da administração municipal para manter a região limpa, a população ainda insiste em atitudes incorretas descartando resíduos nas cabeceiras do canal. “Além da coleta diária do lixo, a Prefeitura faz a limpeza com frequência no entorno do canal, mas, infelizmente, as pessoas jogam móveis, restos de construção, sem se preocupar com as consequências”, destacou.

O empresário Sávio Henrique Fonseca Vieira, um dos comerciantes mais antigos da região, contou já ter passado por alguns transtornos há alguns anos, principalmente no período do inverno, quando a ocorrência de elevados índices de chuvas alagavam a avenida. Para ele, os serviços de limpeza realizados, preventivamente, nessa gestão, estão contribuindo para que o escoamento das águas do canal aconteçam com mais facilidade. “Graças ao trabalho da Prefeitura, não tivemos problemas com as últimas chuvas, pois a água conseguiu escoar rapidamente”, afirmou ele que tem o seu comércio instalado na Airton Teles há mais de 25 anos.

Conscientização

O trabalho preventivo da administração municipal na avenida Airton Teles, um dos principais corredores da região central da cidade, vai além das frequentes ações de limpeza no canal. Por lá, diariamente, a gestão municipal realiza o serviço da coleta domiciliar e, três vezes por semana, recolhe o lixo proveniente do descarte irregular.

Em junho, a equipe de Educação Ambiental da empresa municipal retornou pela quinta vez à localidade para explicar à população sobre as consequências do descarte incorreto dos resíduos sólidos.