Coleta Seletiva evita o descarte irregular de resíduos e beneficia cooperativas de reciclagem

Serviços Urbanos
03/07/2019 16h20

Por meio da Coleta Seletiva, ação realizada pela Prefeitura de Aracaju em parceria com  duas cooperativas localizadas no bairro Santa Maria - Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju (Care) e Cooperativa de Reciclagem do Bairro de Santa Maria (Coores) -, moradores de 17 bairros da capital destinam corretamente os resíduos recicláveis. Esta iniciativa conjunta, que evita o descarte irregular de material que pode servir como criatório do mosquito Aedes aegypti, foi realizada, nesta quarta-feira, 3, nos bairros Inácio Barbosa, São José e Ponto Novo.

“O volume de lixo seco (papel, plástico, metais, vidro) é levado para a Care. Ao chegar na cooperativa, esses materiais passam por uma triagem antes de serem prensados ou triturados para que sejam comercializados. O rejeito, como é chamado o resíduo que não é aproveitado, é depositado em caixas coletoras e seguem para o aterro sanitário. Já os resíduos recicláveis coletados pelo Cata Treco e Pontos de Entrega Voluntária (PEVs), são destinados para a Coores”, explicou o diretor de Operações da Emsurb, Bruno Moraes.

Consciente de que a reciclagem é essencial para a preservação do meio ambiente e limpeza da cidade, o síndico de um condomínio no bairro São José, Cassimiro Barbosa, aguarda todas as quartas-feiras o recolhimento dos resíduos recicláveis feito pela Empresa Municipal de Serviços Urbanos. “Contribuímos com esse serviço há cerca de cinco anos. Aqui temos um reservatório destinado, só para isso, e todos os nossos 48 condôminos foram orientados e já criaram o hábito de separar os resíduos recicláveis do restante do lixo comum”, destacou.

“Temos a preocupação em desenvolver a consciência ambiental em nossa instituição. Por isso, treinamos os nossos funcionários para que façam corretamente a separação das embalagens, pois sabemos que cada um deve fazer a sua parte para termos uma cidade mais sustentável”, destacou  Diranir Matos, coordenadora pedagógica da  Escola Amélie Boudet Casa do Pequenino, no bairro São José.

O cidadão, empresa ou condomínio que tiver interesse em contribuir com material reciclável para o programa de Coleta Seletiva como também obter mais informações sobre a ação de coleta, deve ligar para a Diretoria de Operações da Emsurb, pelo número 3021-9935, ou para a Ouvidoria da empresa, no 3021-9908.