Prefeitura de Aracaju aplica o fumacê costal durante todo o ano

Saúde
04/07/2019 07h49

A aplicação do fumacê costal é uma ação padronizada pelo Ministério da Saúde, de responsabilidade dos municípios. Em Aracaju, os agentes de endemias da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), com a máquina nas costas aplicam um produto específico para combater o mosquito do Aedes aegypti. Isso acontece quando a SMS é notificada de casos suspeitos ou comprovados de dengue, zika ou chikungunya em uma região do bairro.

Segundo a Diretora de Vigilância e Atenção à Saúde (DVAS), Taise Cavalcante, na ação do fumacê costal, os profissionais são distribuídos em duplas e trabalham diariamente. “Cada dupla atua entre quatro e sete quarteirões.  Esse serviço é executado das 17h às 19h, porque é nesse horário em que ocorre uma maior movimentação vetorial do mosquito. É um trabalho que ajuda a comunidade nesse combate. Como a máquina utilizada é pesada, existe um revezamento entre a dupla a cada 30 minutos”, esclareceu.

A diretora também destacou que, geralmente, o agente que vai à frente com a bandeira é o guia. Ele orienta o outro profissional. “No caso dos dois estarem perto de um comércio alimentar, o guia baixa a bandeira para sinalizar que naquele local deve parar a aplicação. A borrifação é interrompida naquele trecho determinado por causa do produto químico. Bem assim ocorre em pontos e paradas de ônibus com grande aglomeração de pessoas. Algumas podem ter alergia ao produto”, explicou.

O gerente de Controle do Programa do Aedes, Jeferson Santana, disse que esse serviço de fumacê é feito prioritariamente do lado externo dos imóveis. “Costumamos dizer que essa ação é para complementar ao serviço que é executado pelo agente no dia a dia. Nós cuidamos da área externa e os outros agentes do espaço interno. É um trabalho conjunto que dá resultados significativos”, afirmou.

Alerta a população

Ainda segundo Jeferson, algumas medidas são de extrema eficácia no combate ao mosquito. Os aracajuanos devem manter recipientes guardados de cabeça para baixo para evitar o acúmulo de água, além de fechar os reservatórios [lavanderias e tonéis].

“Outro ponto que merece ser destacado, diz respeito aos materiais descartados [lixos].

As pessoas precisam destinar para os locais corretos latas, pneus e garrafas e não jogar nos terrenos baldios, pois dessa forma, tornam-se grandes criadouros do Aedes aegypti. Nosso papel só ganha força se tivermos a ajuda da população. Sempre enfatizamos que o combate ao mosquito da dengue é uma luta de todos”, disse.

Dados

Até o momento, o fumacê costal já realizou, este ano, 84 dias de aplicação nos bairros de Aracaju. Os agentes de endemias fizeram 84 bloqueios, em 1.195 quarteirões. No mês de junho, os bairros trabalhados foram Dom Luciano, Bugio, Jabotiana, Porto Dantas, Ponto Novo, Santa Maria, 18 do Forte, Aeroporto, Farolândia, José Conrado de Araújo e Novo Paraíso.