Infraestrutura da segunda etapa do 17 de Março proporciona qualidade de vida aos moradores

Agência Aracaju de Notícias
05/07/2019 07h30

Até o final do ano passado, os moradores da segunda etapa do bairro 17 de Março viviam uma realidade muito distante dos que residem em outras regiões da capital. A resolução da falta de infraestrutura foi posta como prioridade pela Prefeitura de Aracaju e, assim, o ano de 2019 já começou dando outras perspectivas às famílias da localidade.

No local, no final do ano passado, a gestão municipal inaugurou a obra de drenagem, pavimentação e esgotamento sanitário que favoreceu três avenidas e 34 ruas beneficiadas, por meio de um investimento de R$ 13,5 milhões, conveniado pela Prefeitura com o Governo Federal, que mudou para melhor a urbanização do bairro, mas, sobretudo vidas dos moradores da localidade.

O pacote de obras incluiu, também, a construção de um canal de macrodrenagem, com mais de 500 metros de extensão. Interligado ao canal do Santa Maria, a partir da avenida 5, o novo canal tem como principal finalidade melhorar o sistema de drenagem da área, evitando alagamentos e inundações no período chuvoso.

Passados cerca de seis meses, inclusive após um período intenso de chuva, os moradores já podem sentir os principais efeitos da obra, além dos que a vista alcança, como relatou o  comerciante Osvaldo Menezes. O batente alto da sua mercearia é um resquício do passado.

“Moro no 17 de Março desde quando ainda era uma invasão. Vi o bairro crescer e a região em que eu moro melhorar. Antes da obra, quando chovia, alagava tudo. Precisei colocar um batente mais alto para evitar que a água entrasse na mercearia. Perdi muito móveis e nem adiantava comprar outros porque depois a chuva estragava tudo de novo. Hoje, não preciso me preocupar mais com isso”, desabafou.

Na rua em que o senhor Fernando Silva mora, atualmente, passa o novo canal que foi construído no bairro. Da porta da sua casa, o aposentado viu toda a transformação que a localidade passou e, mais do que isso, viu a sua rotina e da dos vizinhos ser modificada.

“Não há comparação. Antes, o que vivíamos era coisa de agoniar qualquer um. Se chovia, era água para todo lado, se estiava, era uma poeira sem fim. Agora, tudo está organizado e dá até gosto de olhar pras ruas asfaltadas e não ter a preocupação em dias de chuva”, afirmou.

A obra na segunda etapa do bairro 17 de Março foi retomada pela gestão de Edvaldo Nogueira e concluída em 11 meses, uma demonstração de gestão eficiente dos recursos públicos. Para o morador Flávio Silva, com as mudanças efetivadas na rua em que mora, é possível até melhorar o aspecto da sua residência.

“Não adiantava querer fazer uma melhoria na casa porque a rua era uma bagunça. Hoje, por exemplo, posso realizar uma obra na minha casa já que tenho mais satisfação de morar no bairro. Moro no 17 de Março desde quando ele se tornou um bairro e só agora tenho prazer em viver aqui”, relatou.

Se a obra veio para melhorar a rotina de quem já vivia no bairro serviu também como um ótimo atrativo para novos residentes, como Estefania Barreto. Vinda do município de São Cristóvão, ela já encontrou a localidade devidamente adequada para recebê-la. “Vim a Aracaju por querer uma vida melhor para mim e para minha família. Quando vi as melhorias que foram feitas no 17 de Março, quis morar aqui e acho que fiz a escolha certa”, frisou.