Edvaldo convoca trabalhadores da limpeza pública para intensificar combate ao Aedes aegypti

Agência Aracaju de Notícias
05/07/2019 09h27

De maneira inédita, a Prefeitura de Aracaju incluiu os trabalhadores da limpeza pública em ações de combate ao mosquito Aedes aegypti. Na manhã desta sexta-feira, 5, o prefeito Edvaldo Nogueira se reuniu com 350 garis e margaridas para dialogar sobre as ações de intensificação para o combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. No encontro, o gestor municipal destacou a importância da unificação de forças para manter o município fora do risco de epidemia, assim como o papel fundamental dos agentes de limpeza na prevenção e controle do mosquito.

“Todos os agentes de limpeza pública têm um papel muito importante. Aracaju continua abaixo dos índices de epidemia graças ao trabalho que fizemos no ano passado, mas mesmo assim, estamos alerta porque outras cidades do nosso Estado estão dentro da lista de alto risco, então precisamos desse reforço. Vocês possuem contato com a cidade inteira, a conhecem melhor que ninguém, e, com conhecimento, podem facilmente detectar um foco, eliminá-lo, evitando que essas doenças, especialmente a dengue, acometam qualquer um de nós. Estou confiante que o trabalho de vocês vai melhorar, cada vez mais, nosso combate”, destacou o prefeito.

Ao reconhecer a importância dos agentes, ligados à Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), dentro do Plano de Intensificação de Ações de Combate ao mosquito Aedes aegypti, Edvaldo parabenizou os trabalhadores pela limpeza pública e pelos esforços empreendidos diariamente para a manutenção da cidade. O gestor municipal fez um apelo para que eles “se tornem soldados nessa batalha contra a dengue”. “Vocês já fazem bastante e a prova disso é que a melhor nota da Prefeitura em pesquisas de opinião é para a limpeza pública, mas peço que, neste momento, se juntem a nós. Estamos adotando uma série de medidas, mas foi preciso pensar fora da caixa e, por isso, decidimos nos reunir com vocês. Peço que observem, que conversem com as pessoas e que fiquem atentos. Cada foco eliminado é uma pessoa que salvamos desse mosquito”, enfatizou.

Além do olhar criterioso dos agentes de limpeza na busca ativa por focos do mosquito transmissor da zika, dengue e chikungunya, também serão plotados 20 caminhões de coleta de lixo com mensagens de conscientização, com a finalidade de alertar os aracajuanos sobre o Aedes. Os veículos vão emitir, ainda, mensagem de som, para reforçar o apelo à população, que, de acordo com Edvaldo, deve se somar às medidas colocadas em prática pela Prefeitura, desde o último dia 28.  

“O nosso LIRAa aumentou, registrando um número maior de casos, comparado ao ano passado, e isso exigiu de nós a intensificação em todos os aspectos. Estamos realizando mutirões semanais, estamos fazendo busca nos horários noturnos, para alcançar as casas que não conseguimos  durante o dia e, agora, estamos com essa ação  inovadora, que reúne todos os trabalhadores da limpeza e coleta. Não temos epidemia, mas isso não nos deixa sossegados. O Aedes aegypti é um mosquito que se prolifera rápido e que pode escapar do nosso controle a qualquer momento. Por isso estamos pensando fora da caixa, usando maneiras criativas, e envolvendo a todos nesta grande ação”, salientou. 

Palestra

Durante o encontro com os agentes de limpeza foi realizada também uma palestra pela Secretaria Municipal da Saúde, ministrada  pelo gerente de Coordenação do Programa de Prevenção e Combate ao Aedes aegypti, Jeferson Santana. O objetivo foi repassar informações importantes para os trabalhadores, que podem ser aplicadas nas ações cotidianas do cronograma de atividades e durante os mutirões de limpeza, marcados para os sábados, conforme Plano de  Intensificação das Ações de Combate ao Aedes aegypti. Houve ainda a apresentação de um vídeo sobre as fases de desenvolvimento do mosquito.

“A gente sabe que 80% dos focos da dengue estão dentro das residências, então temos que ter cuidado. Por isso estamos levando essa palavra de conscientização para todas as comunidades, através dos agentes de limpeza. Essa união, integração entre as secretarias, para que a gente possa ajudar no combate a esse mosquito, faz parte disso. Essa somação de esforços, que estamos fazendo sob o comando do prefeito Edvaldo Nogueira, é fundamental para mantermos Aracaju com esse índice de risco baixo, no que diz respeito a epidemia”, reforçou o presidente da Emsurb, Luiz Roberto Dantas.